Aviso vermelho na Madeira: chuva não foi significativa durante a noite

Foto
PÚBLICO/Arquivo

O director do Observatório Meteorológico do Funchal, Victor Prior, disse, neste domingo, que a chuva que caiu durante a noite "não foi nada de especial", apesar de vigorar ainda um aviso vermelho para as zonas montanhosas.

"No Funchal, desde a meia-noite até agora [8h20] a precipitação foi de seis milímetros por metro quadrado no Funchal, 28,9 milímetros por metro quadrado no Arieiro e 21,6 milímetros por metro quadrado no Porto Santo, quantidades que não são muito significativas", adiantou. "São valores que estão dentro do esperado até à entrada em vigor do aviso vermelho para as zonas montanhosas", acrescentou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou sábado um aviso vermelho para a região montanhosa da ilha da Madeira devido à chuva e trovoada prevista para este domingo e segunda-feira. O IPMA colocou sob aviso vermelho (o mais grave numa escala de quatro) aquela zona entre as 6h e as 12h.

A partir das 12h e até meio da tarde, o aviso do IPMA passa a laranja, o segundo mais grave, ainda devido à previsão de chuva forte que pode ser acompanhada de trovoada. Devido à chuva, a região montanhosa estará sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) entre as 18h deste domingo e as 6h de segunda-feira.

Entre as 6h de domingo e as 12h de segunda-feira vai estar também em vigor um aviso amarelo devido ao vento.

No sábado, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) tinha emitido um comunicado alertando para a eventual ocorrência de precipitação entre as 21h deste domingo e as 9h de segunda-feira no arquipélago da Madeira.

"Associado à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte e ao desenvolvimento de uma região depressionária a sudoeste do arquipélago da Madeira, prevê-se a ocorrência de precipitação entre as 21h do dia 18 e as 9h do dia 20 de Outubro", diz o comunicado do SRPC.

Este organismo detalha que "entre as 3h e as 18h de domingo a precipitação poderá ser por vezes forte, acompanhada de trovoada e de rajadas de vento", predominando neste período o aviso laranja meteorológico.

A nota acrescenta que "durante o dia de domingo e manhã de segunda-feira poderão ser registados períodos de vento moderado a forte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros/horários nas regiões costeiras e da ordem de 90 a 110 quilómetros/horários nas regiões montanhosas".

As 11 corporações de bombeiros da Região Autónoma não foram solicitadas a intervir, apesar da chuva, trovoada e vento que se fez sentir a partir das 3h deste domingo no arquipélago da Madeira. Numa ronda telefónica pelas corporações todas confirmaram que "não houve saídas por causa do mau tempo".

O Aeroporto Internacional da Madeira está a funcionar normalmente e o navio "Lobo Marinho" que faz a ligação entre o Funchal e o Porto Santo também irá fazer a sua viagem regular. "As condições meteorológicas não são suficientes para impedir que o navio faça a viagem", disse o comandante João Bela. O "Lobo Marinho" transporta do Funchal para o Porto Santo cerca de 200 passageiros e, no regresso, outros 600.

Sugerir correcção
Comentar