Aviso de derrocada num muro nas escadas do Barredo foi retirado, e reposto, pela Câmara do Porto

Placa colocada junto ao espaço onde o autarca Rui Moreira recebe convidados para a noite de São João foi retirada, com a indicação de que voltaria a ser posta depois da festa. Aviso de um cidadão pôs tudo como dantes.

Foto
Placa estava, e está colocada num muro nas escadas de acesso ao entro Social do Barredo Ricardo Castelo/Nfactos

Em noite de São João, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, janta esta segunda-feira com convidados, entre os quais António Costa, no Centro Social do Barredo, no centro histórico do Porto. O acesso à zona, pela estreita escadaria que desce do Terreiro da Sé, foi limpo esta tarde, mas alguém, mais zeloso, decidiu que os convidados não deveriam ver que no caminho há um muro em “perigo de derrocada”. A placa foi retirada mas, depois do alerta de um cidadão, foi reposta.

Morador no mesmo edifício do Centro Social, Tiago Azevedo Fernandes, engenheiro e conhecido bloguer da cidade, espantou-se quando a irmã lhe disse ao início da tarde que pessoas da câmara tinham retirado a placa aposta num murete da escadaria de acesso ao local. Construído sobre a escarpa do Douro, aquele emaranhado de construções tem algumas zonas de risco à espera de intervenções de consolidação, que estão, por isso, devidamente sinalizadas. Mas alguém entendeu que, em noite de festa, os convidados da autarquia não tinham que ver aquela informação. Nem os milhares de pessoas que, em noite grande, por ali deverão passar.

Desconhece-se quem tomou a decisão de tirar a placa dali. Tiago Azevedo Fernandes explica que a irmã falou com uma pessoa da “autarquia”, que lhe explicou que a placa voltaria ao local depois da festa. Depois do contacto do PÚBLICO dando conta da situação relatada pelo morador, o responsável pelo gabinete de imprensa da autarquia garantiu, dez minutos depois, que a placa “estava a ser recolocada”. Acrescentava Nuno Santos que as informações que lhe tinham sido prestadas pelos serviços do Ambiente – responsável pela limpeza do espaço público – e pela Porto Lazer, que tem pessoas no local a preparar a festa, davam conta de que ninguém, destas duas entidades, tinha retirado a informação.

“Tendo em conta a festa e a movimentação de milhares de pessoas, foi até pedido que verificassem se os avisos estavam todos em boas condições de visibilidade”, garantiu o assessor. E, graças a um cidadão atento, assim vai acontecer. A placa da parte superior das Escadas do Barredo, a única de três por ali existentes que desapareceu por momentos, voltou mesmo ao sítio, como verificou Tiago Azevedo Fernandes pelas 16h30.

Sugerir correcção
Comentar