“Guerra” de balões de água anima centro histórico de Leiria no sábado

Em 2015, a Guerra de Balões de Água deverá chegar a Coimbra, Lisboa e Porto.

Foto
"Guerra" vai acontecer na Praça Rodrigues Lobo Dulce Fernandes/Arquivo

Quatro mil pessoas são esperadas na quarta edição da Guerra de Balões de Água, iniciativa que vai animar a praça Rodrigues Lobo, no centro histórico de Leiria, na tarde de sábado, revelou a organização.

"Este ano prevê-se que o evento ultrapasse os 4.000 participantes, sendo que a 'guerra' propriamente dita terá um limite de 1.200 pessoas", informou a Why Not?, associação sem fins lucrativos de Leiria, que classifica a iniciativa como a "maior guerra de balões de água em Portugal".

Segundo a associação, que organiza eventos de dinamização social em massa, a inscrição é obrigatória, mas gratuita.

"Além da mega-guerra teremos, também, à semelhança do último ano, a mini-guerra, onde 250 crianças até aos dez anos poderão testar a força do seu lançamento do balão", refere a Why Not?.

A organização, a cargo daquela associação e da Câmara Municipal de Leiria, garante o enchimento de 50.000 balões que vão estar à espera dos participantes, divididos por quatro equipas, quando for dado o sinal de partida.

À agência Lusa, o presidente da associação juvenil, Rodrigo Castro, explicou que a "guerra" de balões de água tem como objectivo "oferecer felicidade gratuita" e "surgiu há quatro anos quando um grupo de jovens estava à procura de coisas diferentes para fazer".

"É um evento para tirar as pessoas da rotina", declarou Rodrigo Castro, explicando que durante a tarde de sábado, além da "guerra", será "proporcionada diversão, com várias actividades, para crianças e adultos".

O responsável esclareceu que "as equipas, após serem divididas, entram ao mesmo tempo na praça e vão criar um cenário de guerra saudável, atirando balões umas contra as outras". Rodrigo Castro adiantou que a organização decidiu não procurar um espaço maior para o evento "porque o objectivo é, também, dinamizar o centro histórico de Leiria".

O vereador com o pelouro da cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou esta uma "iniciativa inovadora no coração da cidade". "Permite um colorido diferente durante este período de Verão e atrai muitas pessoas em momentos de lazer e satisfação, numa sessão de banho público que está muito na moda nos últimos tempos", acrescentou Gonçalo Lopes.

Em 2015, a Guerra de Balões de Água deverá chegar a Coimbra, Lisboa e Porto.

Sugerir correcção
Comentar