Investigação científica

Todos os tópicos

Estudo de cientistas portugueses publicado na revista Cell revela como as bactérias dos intestinos podem alterar as características químicas de um fármaco usado contra o cancro colorrectal, conseguindo que o tratamento seja mais eficaz.

  • Estudo de cientistas portugueses publicado na revista Cell revela como as bactérias dos intestinos podem alterar as características químicas de um fármaco usado contra o cancro colorrectal, conseguindo que o tratamento seja mais eficaz.

  • Há motivos para dizer que a ciência une os países. Instalado perto da capital da Jordânia, o primeiro acelerador internacional de partículas do Médio Oriente junta países como Israel e o Irão. Portugal é um dos observadores deste centro de investigação.

  • Cientistas contratados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia denunciaram a sua exclusão das políticas de emprego científico pelo facto de a proposta de regulamento da nova legislação abranger só doutorados há menos de seis anos. Manuel Heitor esclarece que os concursos da FCT “são para todos”.

  • As mulheres científicas em Portugal não fabricam intenções para consumo de leigos.

  • Quatro instituições, incluindo a Fundação Bill e Melinda Gates e a Fundação Calouste Gulbenkian, juntaram-se para atribuir mais de 24 milhões de euros à investigação biomédica durante cinco anos.

  • Partidos chegam a acordo nas negociações sobre o regime salarial dos contratos dos bolseiros de investigação: serão 2128 euros por mês em vez dos 1870 propostos pelo Governo.