Portugal ultrapassa a marca de 300 bandeiras azuis

Lista de zonas que receberão o galardão em 2014 tem 280 praias costeiras, 18 fluviais e 17 marinas.

Foto
Maioria das praias portuguesas tem água de qualidade excelente Mário Alberto Carneiro

Portugal vai ter este ano, e pela primeira vez, mais de 300 bandeiras azuis. Serão 298 praias – 280 costeiras e 18 fluviais – e 17 marinas, o que coloca o número total de bandeiras a hastear este Verão em 315.

No ano passado, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu o galardão de qualidade a 277 praias e 14 marinas. A lista deste ano foi divulgada nesta quarta-feira.

O Algarve continua a liderar em número de praias galardoadas: são 82, uma delas fluvial, contra 69 no ano passado. A praia do Peneco, em Albufeira, faz a sua estreia. Outras 12 que tinham perdido a bandeira em anos anteriores vão voltar a hasteá-la.

A seguir vem a região norte, com 66 praias, uma a menos do que no ano passado – devido à saída de Leça da Palmeira.

Na zona do Tejo, são 49 praias, o mesmo número do ano passado. Cinco são fluviais. Há quatro praias novas: três fluviais em Pampilhosa da Serra – Santa Luzia, Pessegueiro e Janeiro de Baixo – e a praia da Lagoa da Albufeira do Mar, em Sesimbra. Quatro perdem a bandeira: Crismina, Calada, Algodio e Castelo

Há ainda 27 praias com o galardão no centro (19 costeiras e oito fluviais). Oliveira do Hospital faz a sua primeira aparição na lista, com a praia fluvial de Alvôco das Várzeas. No Alentejo também haverá 27 praias com bandeira, uma delas fluvial, em Mértola.

Há ainda 32 praias galardoadas nos Açores (mais cinco do que em 2013) e 15 na Madeira (mais duas).

A bandeira azul é atribuída a praias e a marinas que cumpram cerca três dezenas de critérios – que vão da qualidade da água à educação ambiental.

O hasteamento das primeiras bandeiras será feito na Póvoa de Varzim, dia 1 de Junho, em Mértola, dia 6 de Junho, e na marina de Albufeira, dia 13 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar