Portugal tem 92% de praias com água "excelente"

Relatório europeu coloca o país entre os Estados-membros com mais zonas balneares com máxima qualidade da água.

Foto
Maioria das praias portuguesas tem água de qualidade excelente Mário Alberto Carneiro

A esmagadora maioria das praias costeiras em Portugal tem água com qualidade “excelente”, o que coloca o país entre os Estados-membros da UE com zonas balneares mais limpas.

Segundo um relatório divulgado esta terça-feira pela Agência Europeia do Ambiente, Portugal está em sexto lugar na lista dos países com maior percentagem de praias com qualidade da água “excelente”. Das 446 praias costeiras, 410 foram assim classificadas em 2013, representando cerca de 92% do total.

Acima de Portugal estão a Grécia, Croácia, Malta, Eslovénia e Chipre – os dois últimos com 100% de praias com qualidade "excelente".

Do total de praias costeiras portuguesas, 98% cumprem os requisitos mínimos de qualidade da água.

Para as zonas balneares interiores – praias de rios e de albufeiras – a situação é diferente. Das 97 sujeitas a análises em 2013, cerca de 85% tinham água de qualidade “aceitável” e apenas 60% foram classificadas como “excelentes”.

No total, de todas as zonas balneares de 2013, 95% tinham qualidade “aceitável” e  86% “excelente”.

Há duas décadas, pouco mais de um quarto das praias costeiras em Portugal (27%) tinham água de má qualidade. A situação foi progressivamente melhorando, sobretudo devido à criação de sistemas de tratamentos de esgotos, que em muitos pontos do país antes drenavam para o mar praticamente sem tratamento.

Desde 2001 que as praias com qualidade no mínimo “aceitável” representam mais de 95% do total. Em 2010, chegaram a 99,3%. Agora são 97,8%.

Sugerir correcção
Comentar