Este sábado foi dia mais curto do ano

Portugal tem menos de nove horas e meia de luz solar neste solstício de Inverno.

Foto
No solstício de Inverno, os raios solares atingem o hemisfério Norte com a sua maior inclinação ROBERT ATANASOVSKI/AFP

Aproveite o que resta das nove horas e 28 minutos entre o nascer e o pôr do sol deste sábado: hoje é o dia mais curto do ano no hemisfério Norte.

O dia é marcado pelo chamado solstício de Inverno, momento no qual os raios solares atingem o hemisfério Norte com maior inclinação. Para a vista comum, corresponde ao dia em que o Sol faz o seu trajecto mais próximo do horizonte.

Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa, o Sol emergiu em Lisboa às 7h51 e vai desaparecer às 17h19. O momento exacto dos solstício ocorre às 17h11. O dia assinala o início do Inverno e tem o seu oposto no dia 21 de Junho, data do solstício de Verão.

Coincidente com a chegada cronológica do Inverno, vem aí frio e chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a passagem de frentes de mau tempo até ao dia 26, com muita chuva na véspera e no dia de Natal, especialmente no Norte e Centro. A partir de segunda-feira, dia 23, poderá nevar na serra da Estrela. O frio vai sentir-se com mais intensidade no dia 25.

A boa notícia é que, a partir de agora, os dias por cá começam a ficar mais longos.

 
 

Sugerir correcção
Comentar