V. Guimarães obtém empate precioso em Lyon e mantém liderança

Clube minhoto anulou favoritismo ?do adversário francês e continua com dois pontos de vantagem no Grupo I da Liga Europa.

Foto
Foto: Robert Pratta/Reuters

O Vitória de Guimarães mantém a liderança isolada do Grupo I da Liga Europa, depois de esta quinta-feira ter empatado no estádio do Lyon (1-1). A equipa de Rui Vitória chegou ao intervalo a vencer graças a um golo de Maazou e de uma primeira parte em que equilibrou a partida e conseguiu contrariar o favoritismo francês, mas o Lyon empatou numa segunda metade em que pressionou mais.

O empate obtido no Gerland, casa de um dos favoritos a seguir em frente, deixa numa boa posição o Vitória, que continua com dois pontos de vantagem sobre o Lyon e o Betis — os espanhóis empataram na Croácia, perante o Rijeka, equipa que foi goleada no D. Afonso Henriques. A má notícia da noite foi a perda de Maazou para o próximo jogo, pois o atacante foi expulso por acumulação de amarelos perto do fim.

Lacazette, que formou com Pléa e Gomis o trio atacante do Lyon, fez o primeiro remate digno de registo do encontro (20’), mas foram do V. Guimarães os lances mais perigosos do primeiro tempo. Malonga (22’), de primeira após um lançamento lateral, e Maazou (30’), num pontapé em arco, colocaram em sentido o guarda-redes Anthony Lopes, recentemente chamado por Paulo Bento para a selecção portuguesa, mas a bola saiu um pouco ao lado em ambos os casos.

Abdoulaye, de cabeça e após um canto, também não acertou na baliza do Lyon, mas quatro minutos depois, aos 39’, Maazou não falhou. O lance começou num pontapé longo — e aparentemente inofensivo — de Douglas, mas Fofana deixou a bola passar, erro aproveitado por Maazou, depois de um toque de Marco Matias, para abrir o marcador. O avançado do Níger somou o segundo golo nesta Liga Europa.

O Vitória poderia provavelmente ter saído de Lyon com um resultado ainda melhor se Anthony Lopes não tivesse negado o golo a André Santos no início da 2.ª parte (47’). Mas quem marcou foi o médio Gonalons, num golpe de cabeça após um livre de Mvuemba (53’).

O Lyon, sempre bem controlado pela defesa vimaranense até então, tomou o controlo do jogo. Mas Pléa (62’), Fofana (65’) e Gomis (83’) não conseguiram colocar em vantagem a sua equipa, que somou um triunfo nos últimos dez jogos. E o Vitória poderia ter capitalizado isso, quando Plange cabeceou sem oposição na área a dois minutos dos 90’, mas o seu remate saiu fraco.
 
 

Sugerir correcção
Comentar