Uma rivalidade que envolve um porco de cachecol e um carneiro morto

Dois dos rivais mais ferozes do futebol alemão, Eintracht Braunschweig e Hanôver 96, defrontam-se neste domingo.

Foto
Antes do encontro da primeira volta, apareceu um porco com um cachecol do Hanôver no centro da cidade DR

Braunschweig tem o seu lugar assegurado na história do futebol alemão. Terá sido numa escola desta cidade da Baixa Saxónia que se jogou o primeiro jogo, organizado em 1874 por um professor de Educação Física que vivera em Inglaterra e que de lá trouxe um livro de regras e uma bola. Na presente temporada, o Eintracht Braunschweig, clube mais representativo da cidade, regressou à Bundesliga, depois de 28 anos nas divisões secundárias. Mas este regresso também reactivou uma rivalidade feroz com os seus vizinhos regionais, o Hanôver 96. Que envolve animais de quinta.

Neste domingo, as duas equipas voltam a encontrar-se, na 29.ª jornada, mas o duelo já começou fora de campo. No campo de treinos do Hanôver, foi encontrado um carneiro morto pendurado na vedação do recinto, pintado de verde (a cor do Hanôver) e a seguinte mensagem: “No domingo, o vosso tempo chegou ao fim, seus animais nojentos.” Oficialmente, ninguém sabe quem foi, mas o mais provável é que tenham sido alguns adeptos mais fanáticos do Eintracht.

Já antes do jogo da primeira volta, tinha sido libertado no centro de Hanôver um porco com um cachecol e o número 96 pintado – também tinha o número 1, que se pensa ter sido uma referência a Robert Enke, que se suicidou em 2009 quando era guarda-redes do Hanôver, sendo que o jogo iria realizar-se dois dias antes do quarto aniversário da sua morte. O porco andou à solta pela rua e quase foi atropelado, antes de ser apanhado pelas autoridades. A resposta veio na forma de cruzes amarelas de plástico colocadas em redor de Braunschweig.

Esse jogo, realizado em Novembro do ano passado, e que significava o regresso do derby da Baixa Saxónia à Bundesliga, 37 anos depois de ambos terem coincidido pela última vez no primeiro escalão, terminou num pouco colorido empate sem golos. Fora de campo, as coisas foram bem mais quentes. Houve confrontos entre as claques e com as autoridades, foram presos quatro adeptos e ambos os clubes foram multados num total de 170 mil euros.

Cerca de 56 quilómetros separam estas duas cidades da Baixa Saxónia, que partilham uma das maiores rivalidades do futebol alemão. São clubes com tradição (já foram campeões da Alemanha) e ambos foram membros fundadores (em 1900) do que é hoje a Federação Alemã de Futebol, mas este antagonismo precede o futebol: está relacionado com as relações de poder entre as duas cidades ao longo dos séculos. E o futebol é só mais um palco.

Dos dois, o Hanôver foi o primeiro a sagrar-se campeão, em 1938 e 1954, mas esse historial não lhe valeu um convite para a primeira edição da Bundesliga, em 1963-64. O Braunschweig, pelo contrário, esteve nesse campeonato e, três anos depois (1967), conquistava o primeiro e único título da sua história, já com o Hanôver (que não voltaria a ser campeão) no primeiro escalão. Para ambas as equipas, o derby deste domingo, em Braunschweig, será também um jogo pela sobrevivência na Bundesliga. O Eintracht é o último classificado, com 22 pontos, enquanto o Hanôver está acima, mas não muito mais tranquilo, no 13.º lugar, com 29 pontos, cinco acima da linha de água.

Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias de futebol e campeonatos periféricos

Sugerir correcção
Comentar