Um Eurobasket de olho no Brasil

Disputado em quatro países, o Europeu vai distribuir dois bilhetes para os Jogos Olímpicos.

Foto
Batum, Fournier, Parker e De Colo num treino da França em Montpellier Pascal Guyot/AFP

Quatro nações têm já o lugar assegurado no torneio olímpico de basquetebol masculino do próximo ano, Estados Unidos (campeão mundial), Brasil (anfitrião), Nigéria (campeã africana) e Austrália (Oceânia). Outras duas vagas serão decididas no Campeonato da Europa, que se começa a disputar neste sábado em quatro países – França, onde se disputará toda a fase final, Alemanha, Letónia e Croácia.

O Eurobasket 2015 oferece o apuramento para o Rio 2016 aos dois finalistas e um bilhete para o pré-olímpico aos cinco seguintes classificados.

A França, a selecção com mais jogadores que pertencem a clubes da NBA (6), é uma das grandes favoritas e procura tornar-se a quinta equipa a conquistar dois Europeus seguidos, o que igualaria o feito de Lituânia, União Soviética, Jugoslávia e Espanha. A Sérvia, vice-campeã mundial, a Espanha, a Croácia, a Itália, a Grécia e a Lituânia são os outros candidatos, mas há sempre espaço para surpresas.

O título europeu e o bónus olímpico atraiu muitas estrelas (com Tony Parker, Pau Gasol e Dirk Nowitzki, que não jogava pela Alemanha há quatro anos, à cabeça), mas também há várias ausências de vulto, em muitos casos por lesão, mas igualmente, noutros exemplos, por impedimento dos clubes da NBA. Foi esse o caso de Marc Gasol, que diminuiu a força de uma Espanha já debilitada pelas lesões de Calderón, Navarro, Rubio ou Ibaka. Os franceses Joakim Noah, Antoine Diot, Thomas Heurtel e Alexis Ajinça, os russos Alexey Shved, Timofey Mozgov e Sasha Kaun, o esloveno Goran Dragic, o bósnio Mirza Teletovic e o turco Omer Asik são outras baixas importantes para as suas selecções.
 
1.ª jornada
Grupo A
(Montpellier, França)
Polónia-Bósnia-Herzegovina
Israel-Rússia
França-Finlândia

Grupo B (Berlim, Alemanha)
Alemanha-Islândia
Espanha-Sérvia
Itália-Turquia

Grupo C (Zagreb, Croácia)
Geórgia-Holanda
Macedónia-Grécia
Croácia-Eslovénia

Grupo D (Riga, Letónia)
República Checa-Estónia
Bélgica-Letónia
Lituânia-Ucrânia

Sugerir correcção
Comentar