“Último lugar não reflecte qualidade do Benfica”, avisa Leonardo Jardim

Treinador do Mónaco que que “encarnados” continuam a ser favoritos ao apuramento.

Foto
Treinador português do Mónaco quer ganhar ao Benfica Eric Gaillard/Reuters

A terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões chega com o Mónaco no primeiro lugar da classificação, com quatro pontos, e o Benfica na última posição, ainda sem pontos somados. Mas o treinador dos monegascos, Leonardo Jardim, avisou na antevisão à partida de quarta-feira (19h45, SP-TV1) que o posicionamento dos “encarnados” na tabela “não reflecte a qualidade” da equipa de Jorge Jesus. Reconhecendo os pontos fortes do Benfica, Jardim salientou que o Mónaco também está a melhorar e frisou: “O nosso objectivo é a vitória”.

Tal como o Benfica perdeu alguns jogadores titulares, também o Mónaco teve de superar as saídas de Radamel Falcao e James Rodríguez. “Estamos a seguir um caminho de construção. Acredito que esta equipa está melhor do que no início da época. E acredito que o futuro será promissor”, apontou Leonardo Jardim. Olhando para o adversário, o técnico português considerou que “o Benfica não alterou muito o seu ADN em relação ao que tem mostrado nas últimas duas ou três épocas”. “A manutenção do Jorge Jesus durante estes anos permitiu que a equipa tenha um padrão de jogo bem assente. Tem feito um bom recrutamento e mantido um nível qualitativo alto. Este ano saíram três jogadores que foram titularíssimos, mas as entradas equilibraram o ‘onze’ base”, apontou.

“Acho que, neste momento, a classificação do grupo não reflecte a qualidade do Benfica. Essencialmente por um factor: o Benfica foi finalista vencido da Liga Europa no ano anterior, é uma equipa que foi campeã no ano passado e lidera o campeonato português. Perdeu alguns jogadores, é verdade, mas continua a ter grande qualidade no plantel, aliada ao bom trabalho que o Jorge Jesus tem feito”, prosseguiu Leonardo Jardim, antecipando “um Benfica forte” no Estádio Louis II. “Mas o nosso objectivo, em casa, é dar continuidade ao que fizemos nas duas primeiras jornadas e procurar vencer de forma a ganhar uma posição que nos possa ser confortável em termos de futuro. Respeitando o adversário, mas sabendo o valor da nossa equipa. O nosso objectivo é a vitória”, vincou.

Leonardo Jardim nunca ganhou a Jorge Jesus, mas esse dado foi desvalorizado pelo treinador do Mónaco. “Os duelos não são entre os treinadores, são as equipas que vão defrontar-se dentro do terreno. O Jorge Jesus tem um número de vitórias significativo em relação a mim, mas também teve as melhores equipas. Mas isso não é importante. São duas equipas organizadas e espero que seja um bom jogo, com o resultado a pender a meu favor desta vez”, afirmou o técnico, desvalorizando o facto de ter como adversário uma equipa portuguesa: “Quem joga a Liga dos Campeões não está a pensar em qual é o adversário, porque a maior motivação que um treinador e um jogador pode ter é jogar esta prova. Reconhecemos o Benfica como uma das boas equipas deste grupo, um dos favoritos a passar.”

João Moutinho: “Tudo faremos para obter uma vitória”
O médio João Moutinho, um dos portugueses às ordens de Leonardo Jardim no Mónaco (os outros são Ricardo Carvalho e Bernardo Silva) esteve ao lado do técnico para responder às perguntas da imprensa. E sublinhou que o único objectivo do emblema monegasco é ficar mais perto do apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

“Todas as equipas ainda têm possibilidades de passar o grupo, sabendo que o Benfica neste momento é a equipa que não tem pontos e joga uma cartada importante nestes dois jogos contra nós. Temos de somar pontos para passar à próxima fase, sabendo que vamos ter pela frente um adversário complicado e que vai tentar chegar à vitória, como nós”, apontou. Moutinho alinhou com Jardim na desvalorização do facto de ter pela frente um adversário português: “A motivação é o jogo da Liga dos Campeões. Vamos fazer tudo ao nosso alcance para alcançar uma vitória. Já joguei várias vezes contra o Benfica e tento encarar todos os jogos da mesma maneira. É um jogo importante para a nossa continuidade nesta prova.”

Uma eventual vitória do Mónaco pode fazer com que João Moutinho venha a ter milhões de inimigos? A pergunta foi feita por um jornalista francês e o médio admitiu que, se tal acontecer, será bom sinal: “Já os tive durante vários anos, tê-los mais uma vez para mim e para o Mónaco seria bom, sinal que teríamos ganho. Estou concentrado em conseguirmos os três pontos para alcançar o nosso objectivo, que é seguir na Liga dos Campeões”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar