Ederson e golo de Talisca salvaram o Benfica em Marvila

Os “encarnados” realizaram uma exibição fraca contra o Oriental, mas somaram o segundo triunfo na fase de grupos da Taça da Liga.

Foto
AFP

Não houve Grimaldo, de Djuricic viu-se muito pouco, mas uma grande exibição de Ederson e um bom golo de Talisca mantiveram o Benfica com o registo 100% vitorioso na Taça da Liga (0-1). No regresso ao Campo Eng. Carlos Salema, palco que os “encarnados” não pisavam desde 1974, o mau estado do relvado condicionou a qualidade do duelo, mas as habituais segundas linhas dos benfiquistas mostraram pouca competência contra um Oriental que foi superior em muitos momentos do jogo.

O triunfo pela margem mínima terá sido um dos poucos aspectos positivos que Rui Vitória terá retirado do derby, mas os serviços mínimos dos “encarnados” em Marvila podem obrigar o Benfica a esforços extra para alcançar o apuramento: se o Moreirense derrotar hoje o Nacional, as “águias” terão que ganhar em Moreira de Cónegos, dentro de uma semana, para garantirem um lugar nas meias-finais.

Depois de repetir, nas últimas três jornadas do campeonato, o mesmo “onze”, Vitória mudou quase tudo. O técnico apenas manteve na equipa inicial Lisandro e Carcela, mas, excluindo Ederson, os restantes jogadores que tiveram uma nova oportunidade oscilaram entre a mediania e a mediocridade.

Com as despesas do meio-campo entregues a Samaris, Djuricic e Talisca, o Benfica nunca conseguiu acelerar o ritmo do jogo, e o Oriental, que ocupa um aflitivo penúltimo lugar da II Liga, aproveitou a benesse para tentar obter contra o campeão nacional os seus 90 minutos de fama. Bem mais agressivos na conquista da bola, os jogadores treinados por João Barbosa ganhavam quase todos os duelos individuais e, aos 19’, Ederson teve que mostrar-se pela primeira vez: Talisca perdeu a bola em zona proibida, Fernando isolou-se e o guarda-redes, com uma saída corajosa aos pés do brasileiro, evitou o golo. Uma ligeira ameaça de Mitroglou foi o melhor que o Benfica conseguiu nos primeiros 45 minutos.

A pálida exibição do Benfica obrigou Rui Vitória a lançar Pizzi. Apesar de um livre de Samaris ter passado perto do poste da baliza de Tiago Mota, voltou a ser Ederson o “abono de família” dos “encarnados”: aos 53’, o jovem guarda-redes evitou, com uma grande defesa, novamente o golo a Fernando.

O jogo mudaria, no entanto, no minuto 73. Vitória trocou o apático Djuricic por Renato Sanches e o jovem português precisou de poucos segundos para fazer a diferença: após uma boa recuperação de bola do “85” do Benfica, Pizzi centrou para a área, um defesa do Oriental desviou para o centro e Talisca, com um remate colocado de fora da área, acabou com a agonia benfiquista.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários