Sporting vence primeiro derby da época

O Sporting derrotou o Benfica no primeiro embate entre os dois rivais nesta temporada. Os “leões” conquistaram a Taça de Honra da AFL.

Foto
André Martins foi o autor do golo do Sporting Rafael Marchante/Reuters

Um golo de André Martins decidiu o primeiro derby entre Sporting e Benfica. O médio marcou o único golo da final da Taça de Honra da AF Lisboa, disputada no Estádio do Restelo, e garantiu a vitória na prova para os “leões”, que também já a tinham conquistado na época anterior. Neste teste de pré-época, a equipa de Marco Silva foi a equipa mais incisiva, a que conseguiu chegar à baliza adversária com mais perigo. O benfiquista Talisca foi considerado o melhor jogador da prova.

Dos dois conjuntos, o Sporting foi aquele que apresentou um “onze” com menos reforços e também o que menos mudou em relação ao primeiro jogo no torneio. O médio-defensivo espanhol Oriol Rosell foi a única cara-nova “leonina” entre os titulares. Wilson Eduardo, emprestado até final da temporada ao Dínamo Zagreb, equipa com uma presença portuguesa muito forte, saiu inevitavelmente do “onze” e foi substituído por Capel. Essa foi a única alteração em relação à vitória sobre o Belenenses.

Do lado do Benfica, Jorge Jesus realizou três, no sector mais ofensivo. Entraram Gaitán, Lima e Cardozo para render Candeias, Jara e Derley. Os reforços Luís Felipe, César, Benito e Talisca foram titulares, estatuto que João Teixeira (equipa B) e Ola John, que está de regresso, também repetiram.

Intenso, o duelo entre o campeão e o vice-campeão teve em Artur o guarda-redes mais ocupado, uma vez que a articulação entre meio-campo e ataque foi mais bem conseguida no Sporting.

A primeira tentativa mais séria foi protagonizada precisamente por André Martins, aos 7’, num remate de fora-da-área que revelou a atenção de Artur. Depois, foi preciso esperar algum tempo até surgir novo lance de relevo (33’), com o lateral-direito do Benfica, Luís Felipe, a atirar de longe com o pé esquerdo, com a bola a passar ao lado.

Aos 40’, já depois de Gaitán reclamar uma grande penalidade num lance com Dier, Carrillo atirou ao poste. Dois minutos depois, num contra-ataque rápido, os “leões” inauguraram o marcador. Montero lançou Carrillo na direita e este centrou para a pequena área, onde apareceu Martins a finalizar.

Na segunda metade, marcada pelas várias subsituições, as melhores oportunidades, protagonizadas por Adrien, Montero e Carrillo, voltaram a pertencer aos homens de Marco Silva. Na parte final, o Benfica carregou um pouco mais em busca do empate, mas a insistência não se traduziu em perigo.

O Sporting conquistou a Taça de Honra da AF Lisboa pela 13.ª vez. O Benfica tem 18 títulos, o Belenenses seis e o Império um.

As equipas começaram o jogo com os seguintes “onzes”:
Benfica: Artur; Luís Felipe, César, Jardel e Benito; João Teixeira, Talisca, Gaitán e Ola John; Lima e Cardozo.
Sporting: Marcelo Boeck; Cédric, Eric Dier, Maurício e Jefferson; Oriol Rosell, André Martins e Adrien; Carrillo, Capel e Montero.

Estoril em terceiro

O avançado brasileiro Bruno Lopes ofereceu o terceiro lugar ao Estoril, ao apontar o golo da vitória (2-1) diante do Belenenses

Sugerir correcção
Comentar