Uma soirée europeia muito proveitosa para o Sporting

Numa partida que esteve interrompida devido a uma falha na iluminação, os “leões” bateram o Maribor e garantiram pelo menos a Liga Europa. Mas ainda podem sonhar com os oitavos-de-final da Champions.

Foto
Slimani marcou o terceiro golo do Sporting Patrícia de Melo Moreira/AFP

Uma jornada muito produtiva encheu de luz o caminho do Sporting nas competições europeias. A Liga Europa está garantida, mas há razões para acreditar na continuidade na Liga dos Campeões. Os “leões” bateram o Maribor por 3-1 e agradeceram o contributo do Chelsea, que foi à Alemanha golear o Schalke 04 por 0-5. Com esta combinação de resultados, a equipa de Marco Silva passou a ter dois pontos de vantagem sobre os alemães, o que faz com que o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões continue em aberto.

Mas a boa notícia para os “leões” é que, na última jornada da fase de grupos, visitam um Chelsea que já tem garantido o primeiro lugar, enquanto o Schalke 04 vai à Eslovénia defrontar o Maribor, que ainda sonha com a Liga Europa. Uma derrota em Stamford Bridge pode servir, se houver empate em Maribor. E, mesmo em caso de vitória do Schalke 04, o empate é suficiente.

Ainda mal tinha sido dado o pontapé inicial e as coisas já começavam a correr bem para o Sporting. Na outra partida do Grupo G, o Chelsea de José Mourinho colocava-se em vantagem na visita ao Schalke 04, com um golo de John Terry logo nos instantes iniciais. Um resultado que ia de encontro aos desejos dos “leões”, apostados em arrebatar o segundo lugar da classificação aos alemães. E em Alvalade a superioridade do Sporting nunca esteve em causa.

Foto

Carlos Mané e Nani deram dois golos de vantagem aos “leões”, que dominaram completamente a primeira parte. Mas o intervalo chegou com 2-1 no marcador, uma diferença lisonjeira para o Maribor, que chegou ao golo sem fazer por isso. Num lance infeliz, Jefferson introduziu a bola na própria baliza.

Um percalço que não deveria evitar que o Sporting continuasse a fazer uma exibição de autoridade no segundo tempo, tendo também em conta a ausência de ambição demonstrada pelo Maribor. Mas uma falha na iluminação do Estádio de Alvalade obrigou a uma longa interrupção na partida: o intervalo prolongou-se muito para além do que seria normal e as equipas tiveram de permanecer nos balneários enquanto se esperava pelo restabelecimento das condições. Os regulamentos da UEFA estabelecem detalhadamente qual deve ser a intensidade da iluminação, ressalvando que esta deve ser uniforme — o que não era o caso enquanto o problema não foi resolvido. Mas as condições mínimas lá foram reunidas e a segunda parte começou quando os outros jogos estavam já a chegar ao fim.

Foi já a saber que, caso conseguisse segurar a vantagem, subiria ao segundo lugar, que o Sporting deu o pontapé de saída para a segunda parte. Os “leões” ressentiram-se da longa paragem e viram o Maribor esboçar uma reacção à desvantagem, mas que não resultou em nada de concreto. Pelo contrário, bastava à equipa de Marco Silva acelerar um pouco mais o ritmo que logo ficavam à vista as fragilidades do adversário. Slimani ampliou o marcador para 3-1 e Handanovic ainda mostrou serviço a contrariar algumas das oportunidades flagrantes criadas pelo Sporting (Slimani aos 67’, João Mário aos 76’, Carrillo aos 81’ e William Carvalho aos 90+4’).

Para a soirée de Alvalade, Marco Silva apostou num “onze” radicalmente diferente daquele que jogou para a Taça de Portugal, com o Sporting de Espinho: os únicos repetentes foram Maurício, João Mário e Carlos Mané, e este último inaugurou o marcador após passe de Jefferson (10’), depois de já ter desperdiçado uma oportunidade oferecida por Nani. O internacional português aumentou a vantagem “leonina” num lance antológico. Como se estivesse numa cabine telefónica, Nani bailou, tornou a bailar, sentou um par de adversários, rematou, recolheu o ressalto e por fim fez o 2-0 (35’). Um resultado ajustado ao intervalo, não fosse o autogolo de Jefferson aos 42’, num desvio para a própria baliza após cruzamento de Mejac.

A falha de iluminação arrefeceu o ímpeto com que o Sporting regressou para a segunda parte, mas a equipa de Marco Silva não tardou mais do que 20 minutos a reassumir o comando da partida. Slimani, após um toque de Nani, surgiu oportuno a fuzilar a baliza de Handanovic (65’), selando a segunda vitória do Sporting nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. E fez-se luz para os “leões”.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários