Sporting termina primeiro trimestre da época com sete milhões de euros de prejuízo

Tal como no mesmo período do ano anterior, os resultados da gestão do futebol profissional dos "leões" foram negativos.

Foto
Os "leões" continuam a apresentar resultados negativos nas suas contas Miguel Manso/PÚBLICO

A SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do Sporting terminou o primeiro trimestre da época 2012-13 com um prejuízo de cerca de sete milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Os resultados no 1º trimestre foram negativos em 7.707 milhares de euros, semelhantes aos do mesmo período do Exercício anterior”, lê-se no documento.

Os proveitos operacionais também tiveram uma quebra de cerca de 1,5 milhões de euros, para 9,504, devido à “fraca performance desportiva da equipa principal de futebol e da diminuição de receitas de quotizações”.

Nos custos operacionais, o aumento da rubrica custos com pessoal, de mais de um milhão de euros, deve-se sobretudo, segundo o comunicado, “ao atraso, no período de Julho-Agosto, na definição da situação de alguns jogadores”, mas os “leões” garantem que este aumento “será diluído ao longo do Exercício, quando comparado com o ano anterior”.

Estes valores negativos acabaram por ser compensados, de acordo com a SAD leonina, “foram compensadas com proveitos com transacção de passes de jogadores, o que permitiu que os Resultados Operacionais fossem menos negativos que no primeiro Trimestre do Exercício anterior” – 6,449 milhões de euros em 2012-13 contra 6,839 em 2011-12.

O activo dos “leões” teve um acréscimo de perto de seis milhões de euros, passando para os 150,135, devido ao investimento realizado a nível do plantel, enquanto o passivo aumentou para 233,435, sobretudo devido ao aumento da dívida financeira (cerca de 14 milhões de euros neste trimestre).

Sugerir correcção
Comentar