Sporting volta ao Jamor três anos depois

Numa partida que esteve longe de entusiasmar, os “leões” confirmaram a presença na final da Taça de Portugal graças a um golo de Ewerton. O Nacional pouco fez para evitar ser eliminado nas meias-finais.

Foto
O Sporting está na final da Taça de Portugal Pedro Trindade/NFactos

O Sporting ganhou, mas a exibição não chegou para aquecer ninguém em Alvalade. A partida tinha assumido importância acrescida, especulando-se até sobre a influência do seu desfecho no futuro de Marco Silva no Sporting. O técnico chegou a ouvir assobios das bancadas, quando na segunda parte substituiu Carrillo por André Martins, e os “leões” nunca conseguiram soltar-se completamente para materializar o domínio em golos. Mas tudo isso passou para plano secundário quando Ewerton, aos 85’, bateu Gottardi.

O defesa brasileiro marcou o golo que colocou o Sporting pela primeira vez (e definitivamente) em vantagem sobre o Nacional na eliminatória. Na Choupana, os “leões” estiveram duas vezes a perder, mas um golo de Carlos Mané nos derradeiros minutos deu o empate.

Foto

Em Alvalade, o ascendente foi sempre dos “leões” mas, com o tempo, foram perdendo gás e ainda passaram por um calafrio quando Marco Matias acertou na trave da baliza de Rui Patrício (16’).

A noite era de desinspiração para os atacantes “leoninos”: Slimani (33’), João Mário (41’) e Jefferson (45+3’) não revelaram pontaria.

O Nacional (que dentro de três semanas e meia, na 31.ª jornada da I Liga, volta a Alvalade) pareceu mais atrevido no início do segundo tempo, mas Rui Patrício negou o golo a Soares (52’) e Christian (59’).

E, quando as bancadas já começavam a mostrar sinais de impaciência, o golo providencial de Ewerton surgiu: o defesa correspondeu ao livre marcado por Jefferson e estreou-se a marcar com a camisola do Sporting (embora a posição de William Carvalho no lance tenha motivado críticas do Nacional, que poderia estar fora-de-jogo).

O emblema de Alvalade voltará ao Jamor, onde na mais recente visita, em 2011-12, perdeu 1-0 frente à Académica.

A última vitória dos “leões” na final da Taça de Portugal remonta a 2007-08 (contra o FC Porto, com “bis” de Rodrigo Tiuí no prolongamento).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários