Desperdício sportinguista e eficácia bracarense

Equipa de Leonardo Jardim precisava de vencer por dois golos para conquistar torneio do Guadiana, mas desperdiçou oportunidades. Golo de Edinho deu vitória ao Sp. Braga.

Foto
Patrícia Melo Moreira/AFP

O Sporting de Braga manteve a invencibilidade na pré-temporada e conquistou pela primeira vez o torneio do Guadiana. A equipa de Jesualdo Ferreira bateu o Sporting por 1-0, garantindo a vitória na competição. Um golo de Edinho, no início da segunda parte, bastou para os minhotos imporem aos “leões” a segunda derrota consecutiva.

Após uns primeiros 45’ em que o domínio pertenceu ao Sporting — a equipa de Leonardo Jardim mostrou bom futebol mas não conseguiu concretizar as oportunidades criadas — o jogo mudou e o Sp. Braga passou a comandar os acontecimentos. Jesualdo Ferreira levou a melhor no reencontro com os “leões” e ficou dado o aperitivo para a partida entre as duas equipas, na sexta jornada.

O encontro começou num ritmo elevado, com o sinal mais a pertencer ao Sporting. A equipa de Leonardo Jardim dispôs de várias ocasiões de golo no primeiro tempo e só a falta de pontaria impediu os “leões” de chegarem ao intervalo em vantagem no marcador. Fredy Montero destacou-se nesse aspecto, ao desperdiçar duas oportunidades flagrantes. Aos 19’, com Eduardo fora da baliza (o guarda-redes português saiu mas não conseguiu evitar o cruzamento de Cédric), não conseguiu encostar para golo. E, aos 38’, Carrillo entrou na pequena área pelo lado direito e solicitou o avançado colombiano, que permitiu a defesa a Eduardo.

Apesar de apresentar um futebol fluido e dinâmico — o meio-campo mostrou um bom entendimento — o Sporting falhava na concretização. Adrien Silva combinou bem com Gerson Magrão, mas o brasileiro, já dentro da área, rematou mal (29’). Magrão já tinha proporcionado uma grande defesa a Eduardo (7’).

Já o Sp. Braga foi praticamente inofensivo na primeira parte. As únicas tentativas de alvejar a baliza de Rui Patrício partiram dos pés de Salvador Agra: aos 10’ disparou a centímetros do poste, e depois atirou de longe mas por cima (40’). A equipa de Jesualdo Ferreira não conseguia manter a posse de bola e ainda mostrou alguma insegurança defensiva, com erros individuais.

Mas o panorama inverteu-se logo a seguir ao intervalo. Jesualdo Ferreira equilibrou o meio-campo do Sp. Braga e os minhotos não demoraram a chegar à vantagem. Ruben Micael cruzou no lado esquerdo e Rojo deixou fugir Edinho, que fez um grande cabeceamento, sem hipóteses para Rui Patrício.

A inversão foi completa: após um carrossel de oportunidades, o Sporting foi um deserto no segundo tempo. Os “leões” foram presa fácil para o Sp. Braga e praticamente não ameaçaram a baliza de Eduardo. O lance mais incrível pertenceu a Montero (72’): recebeu no peito mas, no coração da área, rematou ao lado.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar