Sp. Braga dá a volta ao Estoril e chega ao terceiro lugar

Numa partida com três expulsões e duas grandes penalidades, os visitantes chegaram a estar ?na frente do marcador.

Foto
Foto: Rafael Marchante/Reuters

Foi preciso esperar pelos últimos minutos de jogo para perceber se o Estoril seria capaz de pontuar no Estádio Axa, mas o Sp. Braga, com muito sofrimento pelo meio, segurou as pontas e, com um triunfo por 3-2, ascendeu ao terceiro lugar da Liga ao fim da 4.ª jornada.

Aos 17’, a sorte parecia sorrir aos visitantes. Com a expulsão de Baiano (cuja falta começou fora da área) e a pontaria de Evandro na marcação de um penálti, o Estoril colocou-se em vantagem e, em teoria, porque o adversário era obrigado a arriscar, estaria nas suas sete quintas para lançar os contra-ataques venenosos de que tanto gosta.

Mas o jogo deu uma cambalhota, que começou aos 32’, depois de uma boa jogada individual de Éder que Alan concluiu com pragmatismo. Mesmo em inferioridade numérica, o Sp. Braga teve a maturidade suficiente para equilibrar o meio-campo e espreitar o golo.

No segundo tempo, a reviravolta ficou completa quando, aos 52’, Yohan Tavares foi expulso (a falta pareceu ter sido cometida fora da área) e Alan se encaminhou para a marca de penálti. Foi o 2-1 para os bracarenses, que ficaram mais descansados quando o Estoril perdeu mais um elemento. Gerso agrediu Pardo e viu o vermelho directo, aos 64’, deixando o adversário bem mais confortável no jogo.

Na marcação de um livre indirecto, Luiz Carlos descobriu a cabeça de Custódio (acabado de entrar) ao segundo poste e a formação da casa chegou ao 3-1 (70’). O vencedor estava encontrado, mas não escaparia a um valente susto nos minutos finais.

Primeiro porque Sebá aproveitou uma boa combinação com Luís Leal para reduzir para 3-2 (85’) e depois porque, no minuto seguinte, Aderlan Santos acertou na trave da baliza de Eduardo quando tentava aliviar na pequena área.

O Sp. Braga resistia e confirmava a terceira vitória na Liga, impondo ao Estoril a primeira derrota (agora, só FC Porto e Sporting estão invictos). E dava um salto na classificação, para se isolar na terceira posição, com nove pontos em 12 possíveis.
 
 

Sugerir correcção
Comentar