Sixers igualaram o recorde que ninguém quer

Equipa de Filadélfia somou a 26.ª derrota seguida na NBA.

Foto
Os atletas dos 76ers saem do campo após a derrota em Houston Scott Halleran/AFP

Os Philadelphia 76ers começaram a época com nota positiva, depois de derrotarem os campeões Miami Heat no seu jogo inaugural e acrescentarem mais dois triunfos. Mas agora ganharam destaque pela sua incapacidade de vencer. Nesta quinta-feira, igualaram o recorde de 26 derrotas consecutivas na NBA que os Cleveland Cavaliers fixaram em 2010-11.

A equipa de Filadélfia foi batida em Houston pelos Rockets, por 120-98, e ficará com este recorde negativo só para si se perder no sábado na recepção aos Detroit Pistons.

Nas outras três grandes ligas do desporto profissional norte-americano não há registo pior do que 26 desaires seguidos, mas há um igual. Na NFL (futebol americano), a série mais negativa pertence aos Tampa Bay Buccaneers, também com 26 derrotas, com a curiosidade de terem sido obtidas nos primeiros 26 jogos da história da equipa (1976 e 1977). Os Philadelphia Phillies, da MLB (basebol), perderam 23 vezes em 1961. No hóquei no gelo (NHL), destacam-se os 18 insucessos dos Pittsburgh Penguins, em 2004.

Desde que venceram os Celtics em Boston, em 29 de Janeiro, os Sixers não ganharam mais. Em Houston, de nada lhes valeu a segunda melhor pontuação da carreira de James Anderson (30 pontos), antigo jogador dos Rockets. O “atirador” só passou dos 20 pontos duas vezes na NBA, ambas contra o clube texano.

James Harden protagonizou a exibição mais completa dos Rockets, somando o segundo triplo-duplo da carreira (26 pontos, dez assistências e dez ressaltos).

Philadelphia tem o segundo pior saldo da NBA (15 vitórias, 57 derrotas) e ocupa a penúltima posição da Conferência Este, apenas à frente dos Milwaukee Bucks (14v-58d). Não se pode dizer que a temporada negativa seja surpreendente. A equipa tem os olhos postos no futuro e já tinha assumido que a prioridade é a reconstrução. Nesse sentido, e como acontece com alguma regularidade na NBA, ter épocas negativas dá jeito para melhorar as hipóteses no draft.

“Seguimos em frente. Vemos isto [a série negativa] por uma lente diferente…”, afirmou Brett Brown, treinador dos 76ers. “Fomos muito transparentes desde o primeiro dia e estamos a tentar fazer algo crescer. Esperamos que a dor de curta duração – que acreditamos que produza ganhos de longa duração – desapareça como uma memória distante”.

Philadelphia tem a equipa mais jovem da NBA – é a única com média de idades inferior a 24 – e a mais inexperiente. Seis dos 15 atletas do seu plantel actual estreiam-se nesta época na NBA e outros quatro cumprem apenas o segundo ano na competição.

No meio disto, há espaço para um ponto brilhante: Michael Carter-Williams. O base é candidato a vencer o prémio de rookie do ano e lidera os jogadores estreantes em pontos (16,5 por jogo), assistências (6,3), ressaltos (6) e roubos de bola (1,9).

Sugerir correcção
Comentar