SIC e TVI têm até esta sexta-feira para comprar jogos do Mundial à RTP

As partidas que a selecção portuguesa vai fazer no Brasil podem vir a ser transmitidos apenas pelo canal estatal.

Foto
Os jogos da selecção no Mundial 2014 podem vir a ser transmitidos só na RTP Pontus Lundahl/AFP

Ou compram hoje ou não há mais negócio. O ultimato é da RTP, que deu até esta sexta-feira, dia 31, para que SIC e TVI façam ofertas pelos direitos de transmissão de 14 jogos do Mundial de futebol que se realiza este ano no Brasil.

O negócio abriu uma guerra entre as operadoras privadas e a pública porque esta recusa incluir no negócio qualquer encontro da selecção nacional e pretende que a licitação para os outros 14 jogos seja feita em forma de leilão.

SIC e TVI recusaram e romperam negociações na passada semana. “Pelas nossas obrigações de serviço público somos obrigados a lutar pelos direitos de tudo o que seja desporto português e a selecção é um activo importante”, argumenta o presidente da RTP, recusando as críticas de que o operador público está a onerar os contribuintes.

Alberto da Ponte diz que estão a ser “analisadas todas as possibilidade de explorar comercialmente os direitos de transmissão televisiva do Mundial” e afirma-se “convencido” de que a televisão pública vai ter um "superavit” neste negócio. A RTP teve acesso aos direitos de transmissão através da União Europeia de Radiodifusão, beneficiando de melhores preços.

Sugerir correcção
Comentar