Receita do Portugal-Cabo Verde vai reverter para as vítimas da Ilha do Fogo

As duas selecções defrontam-se no Estoril, a 31 de Março.

Foto
A selecção de Cabo Verde que defrontou a Tunísia na CAN AFP

Portugal e Cabo Verde vão defrontar-se no Estoril no último dia de Março e a receita desse jogo particular vai reverter integralmente para as pessoas afectadas pela erupção vulcânica na Ilha do Fogo, anunciou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O seleccionador nacional, Fernando Santos, também centrou o seu discurso sobre a forma como “o futebol serve como factor de união, solidariedade e interligação entre os povos”, em contraponto com o recente anúncio do Sporting do corte de relações institucionais com o rival Benfica.

“Um corte de relações nunca é bom para ninguém. Não é bom na vida e não o será no futebol”, sustentou Fernando Santos, na conferência de imprensa de apresentação do jogo entre Portugal e Cabo Verde, marcado para 31 de Março, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, com início às 20h45 horas.

O treinador lembrou que a equipa lusa defronta dois dias antes a congénere da Sérvia, num encontro “muito importante” frente a um adversário directo no grupo I de qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2016.

“Temos de ponderar muito bem como o iremos abordar. Não direi que será uma convocatória alternativa, mas, eventualmente, poderemos chamar jogadores especificamente para este jogo [com Cabo Verde], pois teremos de fazer descansar alguns”, assinalou.

O seleccionador de Cabo Verde, o antigo internacional português Rui Águas, deverá, pelo contrário, manter a aposta na convocatória que foi feita para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015, na qual os cabo-verdianos não passaram da primeira fase.

“É um prazer fazer este jogo, não só pela causa solidária que o envolve, mas também por defrontarmos um adversário amigo. São povos e países que se confundem na sua história. Tentaremos abrilhantar a festa contra um adversário exigente e fazer desse um dia especial”, disse Rui Águas.

Fernando Santos reconheceu que um jogador com as características que tinha Rui Águas, o “último ponta-de-lança português, daria muito jeito” à selecção nacional, que teve desde então “grandes avançados como Pauleta e Nuno Gomes”, mas não um goleador à altura do actual seleccionador de Cabo Verde.

Hernâni, natural de Cabo Verde, mas que já recusou uma chamada de Rui Águas para representar a selecção africana, é mais outro avançado com que Fernando Santos poderá contar e que, para o técnico, se mantém “no lote de jogadores em avaliação”.

Tal como Fernando Gomes, que destacou o espírito de “cooperação e ajuda” de Portugal relativamente a Cabo Verde, também o presidente da federação cabo-verdiana, Mário Semedo, espera “um jogo de festa e amizade” no Estoril.

O vulcão do Fogo entrou em erupção a 23 de Novembro do ano passado e os prejuízos provocados estão avaliados em mais de 45 milhões de euros.

A erupção vulcânica consumiu duas localidades de Chã das Caldeiras (Portela e Bangaeira) e destruiu mais de 30 por cento dos 700 hectares de terra cultivável e várias infra-estruturas, mas não provocou vítimas mortais.

Sugerir correcção
Comentar