Rafael Nadal convincente diante da promessa Coric

Estreia de Serena Williams no Open dos EUA não teve suspense.

Foto
Don Emmert/AFP

Rafael Nadal regressou ao Billie Jean King Tennis Center dois anos depois de se ter despedido com o troféu de campeão nas mãos, o segundo conquistado no Open dos EUA e 13.º dos 14 títulos do Grand Slam conquistados – igual ao número de Pete Sampras e só superado por Roger Federer. Nesse ano de 2013, o campeão júnior foi Borna Coric e 13 meses depois, os dois encontraram-se em Basileia, com a vitória do jovem croata, então ainda fora do Top 100. Na noite bastante húmida de segunda-feira, Nadal reencontrou Coric, agora 33.º mundial, e encerrou o primeiro dia do Open dos EUA, com uma vitória convincente, em quaro sets.

“Joguei a um nível muito elevado nos dois primeiros sets. Senti-me um pouco cansado no terceiro, por causa das condições (transpirei muitíssimo), mas no quarto servi bem e pude jogar de forma agressiva outra vez”, resumiu o espanhol de 29 anos, após ganhar, por 6-3, 6-2, 4-6 e 6-4, em 2h46m.

A percentagem de pontos ganhos por Nadal no segundo serviço foi baixa (36% e só no segundo set chegou a 50%), mas o espanhol soube estar a salvo dos break-points graças a uma maior agressividade: 88% de pontos ganhos com a primeira pancada e 16 em 17 subidas à rede.

Coric aproveitou a quebra do número oito do ranking e, na terceira partida, concretizou os dois únicos break-points de que dispôs no encontro, o segundo a 4-5, para forçar um quarto set. O croata de 18 anos, o mais jovem do Top 50 ganhou confiança, mas foi Nadal a fazer o break decisivo, para 4-3, fechando o encontro de forma determinada, com um jogo em branco e gritando um “Vamos”.


Este ano, Nadal ainda não passou dos quartos-de-final  nos torneios do Grand Slam e obteve somente duas vitórias sobre adversários do top 10, mas este encontro poderá ter enorme influência para recuperar a confiança. “Treinei a um nível muito elevado nas últimas semanas. Isso tranquilizou-se, deu-me confiança. Sei que se conseguir manter essas sensações terei sucesso outra vez”, adiantou Nadal, ausente em 2014 devido a uma lesão no pulso direito.

Antes, no Arthur Ashe Stadium, Serena Williams estreou-se com uma vitória por 8-0. A grande favorita ao título vencia Vitalia Diatchenko (86.ª mundial), por 6-0, 2-0, quando a russa desistiu.

Após um primeiro dia marcado por sete desistências (entre os quais Gael Monfils e Alexandr Dolgopolov), a segunda jornada começou com mais um abandono: a neo-zelandesa Marina Erakovic (99.ª) saiu do court quando Simona Halep (2.ª) liderava, por 6-2, 3-0. Também Caroline Wozniacki (5.ª) foi rápida a passar à segunda ronda e, em 67 minutos, venceu confortavelmente a convidada norte-americana Jamie Loeb (413.ª), por 6-2, 6-0. Angelique Kerber (11.ª) levou menos um minuto para afastar Alexandra Dulgheru (52.ª): 6-3, 6-1.

Mas a razia de cabeças de série do quadro feminino ameaçava continuar. Depois de seis eliminadas (mais a desistência de Maria Sharapova), mais duas ficaram já pelo caminho.

Lucie Safarova (6.ª), finalista no último Roland Garros, perdeu, por 6-4, 6-1, com Lesia Tsurenko (37.ª), a quem tinha vencido na semana passada. “Penso que foi uma boa lição”, comentou a ucraniana. Também Timea Bacsinszky (14.ª) foi afastada, pela checa Barbora Strycova (42.ª): 7-5, 6-0.

No quadro masculino, Tomas Berdych (6.º) e John Isner (13.º) seguiram em frente, enquanto Gilles Simon (11.º) foi o primeiro favorito a ser eliminado, pelo campeão mundial de juniores de 2005, Donald Young (68.º): 2-6, 4-6, 6-4, 6-4 e 6-4.

Sugerir correcção
Comentar