Quatro treinadores portugueses continuam na Liga Europa

Equipas de José Mourinho, Paulo Fonseca, Paulo Sousa e Paulo Bento estão entre as 32 apuradas para a fase seguinte.

Foto
Mkhitaryan marcou o seu primeiro golo pelo Manchester United Valentyn Ogirenko/Reuters

Não há equipas portuguesas nos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas são quatro os treinadores nacionais a seguir em frente na competição. Para além do Shakthar Donetsk de Paulo Fonseca, que se qualificou no grupo do Sporting de Braga, continuam em prova o Manchester United de José Mourinho, o Olympiacos de Paulo Bento e a Fiorentina de Paulo Sousa.

Se a Premier League tem sido uma fonte de frustrações recentes para José Mourinho, a Liga Europa deu algumas boas notícias ao treinador português do United. Os “red devils” garantiram nesta quinta-feira um lugar nos 16 avos-de-final da competição, ao derrotarem, na Ucrânia, o Zorya por 2-0.

Um grande golo de Henrik Mkhitaryan, aos 48’, começou a dar forma ao triunfo do United, naquele que foi o primeiro golo do arménio desde que chegou no passado Verão a Old Trafford. Já perto do fim, Zlatan Ibrahimovic fez o 2-0, após grande passe de Paul Pogba. A formação de Manchester passa como segunda classificada do Grupo A, atrás do Fenerbahçe, que foi a Roterdão bater o Feyenoord por 1-0.

No Grupo B, já só se lutava pelo primeiro lugar. Nessa luta a dois, triunfou o Apoel Nicósia por 2-0 sobre o Olympiacos de Paulo Bento, que teve André Martins, Diogo Figueiras, Bruno Viana e Manuel da Costa a jogar de início – a equipa cipriota teve Nuno Morais no “onze”.

No Grupo J, a Fiorentina foi a Baku derrotar o Qarabag por 2-1, com um dos golos a ser marcado por Federico Chiesa, filho do antigo internacional italiano Enrico Chiesa. A equipa de Paulo Sousa ficou com o primeiro lugar do agrupamento, à frente do PAOK Salónica, que triunfou em casa por 2-0 o Slovan Liberec.

Resultados dos jogos

Grupo A

Feyenoord-Fenerbahçe, 0-1

Zorya-M. United, 0-2

Grupo B

APOEL-Olympiacos, 2-0

Young Boys-Astana, 3-0

Grupo C

Anderlecht-St. Étienne, 2-3

Mainz-Qabala, 2-0

Grupo D

Maccabi Tel Aviv-Dundalk, 2-1

AZ Alkmaar-Zenit, 3-2

Grupo E

Astra Giurgiu-Roma, 0-0

Viktoria Plzen-A. Viena, 3-2

Grupo F

Sassuolo-Genk, adiado

Rapid Viena-A. Bilbau, 1-1

Grupo G

Panathinaikos-CeltaVigo, 0-2

St. Liège-Ajax, 1-1

Grupo H

Sp. Braga-Shakthar, 2-4

Konyaspor-Gent, 0-1

Grupo I

Nice-Krasnodar, 2-1

Salzburgo-Schalke 04, 2-0

Grupo J

PAOK-Slovan Liberec, 2-0

Qarabag-Fiorentina, 1-2

Grupo K

Southampton-Hapoel BS, 1-1

Inter-Sparta Praga, 2-1

Grupo L

Villarreal-Steaua B., 2-1

Osmanlispor-Zurique, 2-0

Sugerir correcção
Comentar