Presidente da Liga diz que FC Porto acordou horário do jogo em Setúbal

A hora do encontro foi marcada “por acordo entre os clubes”, diz Mário Figueiredo.

Foto
Houve acordo entre os clubes, diz o presidente da LPFP Nélson Garrido

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse nesta segunda-feira que o jogo do FC Porto no terreno do Vitória de Setúbal, para a terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga, foi marcado após o acordo das equipas do Grupo A da competição.

“O regulamento de introdução das equipas B foi gerido e discutido por uma comissão que integrava os seis clubes envolvidos. Depois, foi discutido e aprovado por unanimidade em assembleia-geral. O que temos é um regulamento aprovado pelos clubes e as situações de cumprimento ou incumprimento vão agora ser apreciadas pela justiça desportiva, no caso a comissão de instrução e inquéritos (CII) da LPFP e, em última análise, a comissão disciplinar da LPFP”, afirmou Mário Figueiredo.


À margem de um seminário sobre Cumprimento vs Incumprimento Salarial no Futebol Profissional, organizado pelo Instituto do Conhecimento, da Abreu Advogados, o presidente da LPFP sublinhou que a marcação dos encontros para 9 de Janeiro, às 17h30, foi alvo de consulta e acordo dos quatro clubes envolvidos.

“Os jogos daquela fase determinavam quem passava às meias-finais. Os dois jogos, com as quatro equipas, tinham de ser realizados à mesma hora e foram marcados para aquela hora por acordo entre os clubes. Ou seja, foram trocados faxes entre todos os clubes, foi definida uma hora e esta só foi publicada depois de ter havido acordo entre toda a gente”, concluiu Mário Figueiredo.

Na sexta-feira, o conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou a instauração de processos disciplinares ao FC Porto e aos seus jogadores Fabiano, Abdoulaye e Sebá, por alegada utilização irregular na Taça da Liga. Os “dragões” podem ser desclassificados da Taça da Liga por utilização irregular dos três futebolistas frente ao Vitória de Setúbal, que os “dragões” venceram por 1-0, menos de 72 horas depois de terem alinhado pela equipa B, em 6 de Janeiro, no encontro do FC Porto B diante da Naval 1.º de Maio, da 21.ª jornada da II Liga, que teve início às 16h e terminou cerca das 17h45.

O FC Porto corre o risco de perder os três pontos conquistados no campo para o Vitória de Setúbal, o que fará com que os “dragões” caiam do primeiro para o segundo lugar do Grupo A, por troca com os sadinos, que assim garantem a passagem às meias-finais da prova.

Neste caso, o Vitória de Setúbal discutirá o acesso à final da Taça da Liga com uma recepção ao Rio Ave, vencedor do Grupo C da terceira fase da competição. Na outra meia-final, Sporting de Braga recebe o Benfica, detentor das últimas quatro edições do troféu.

Sugerir correcção
Comentar