Portugal derrotado pelos England Students, CDUL perde com o Enisei

Com uma equipa renovada, a selecção nacional deixou boas indicações frente aos britânicos num encontro de preparação.

O Estádio Universitário de Lisboa recebeu ontem dois jogos e em ambos as formações nacionais saíram derrotadas. No primeiro encontro, o CDUL despediu-se da fase de apuramento para a Challenge Cup com uma derrota frente ao Enisei STM (6-28), enquanto num encontro de preparação para o Torneio Europeu das Nações, a selecção nacional foi batida pelos England Students, por 16-32.

Sem os jogadores do CDUL (dispensados para o jogo das provas europeias) e os atletas que estão a preparar a quarta e quinta etapa do Circuito Mundial de Sevens, com alguns lesionados, como Gonçalo Uva e Gonçalo Foro, e ainda privado dos mais consagrados “estrangeiros” (Julien Bardy, Pedro Bettencourt e José Lima, entre outros), Portugal aproveitou o último encontro de preparação antes do início do Torneio Europeu das Nações para testar soluções alternativas.

A duas semanas de receber a Roménia, a equipa técnica nacional liderada por Tomaz Morais e João Luís Pinto colocou em campo uma XV repleto de caras novas. Com apenas um jogador que até há um par de meses era presença habitual nas convocatórias nacionais entre os convocados – o capitão Vasco Uva -, Portugal acabou por deixar uma boa imagem, principalmente na primeira hora de jogo, perante à forte equipa dos England Students, a terceira formação na hierarquia das selecções inglesas.

A primeira foi equilibrada e a cinco minutos do intervalo registava-se um empate a seis pontos - João Maria Silva com uma penalidade e Rodrigo Figueiredo com um pontapé de ressalto fizeram os pontos portugueses. Porém, uma falha defensiva nacional foi bem aproveitada pelos ingleses que aos 38’ fizeram o primeiro ensaio da partida, fixando o resultado ao intervalo em 6-13.

O segundo tempo começou bem para Portugal, que reduziu para 9-13, mas na última meia hora a equipa comandada nacional frasquejou defensivamente e os England Students, marcaram três ensaios, contra apenas um toque de meta português, marcado pelo portuense Rodrigo Figueiredo.

Na fase de qualificação para a Challenge Cup, a segunda principal prova europeia de clubes, o CDUL foi derrotado pelos russos Enisei STM, por 6-28. Perante uma formação russa que tem um orçamento anual superior a três milhões de euros, os portugueses realizaram uma exibição competente defensivamente durante 75 minutos, mas a formação da Sibéria mereceu a vitória e mostrou ter mais qualidade.

Ao intervalo, os russos ganhavam por 13-6 (Tiago Girão fez os seis pontos dos campeões nacionais) e, na segunda parte, apesar de o CDUL ter dominado a partida na primeira meia hora, dois ensaios da equipa de Leste nos últimos cinco minutos fixaram o resultado final num exagerado 28-6.

Com este resultado, o Enisei STM vai discutir com o Mogliano Rugby, que há uma semana tinha vencido o CDUL, a vitória no grupo.

Sugerir correcção
Comentar