Portugal continua invencível rumo ao Euro sub-21

Selecção orientada por Rui Jorge triunfa sobre a Hungria e recupera liderança do grupo de qualificação para o torneio que se realiza na Polónia em 2017.

Foto
A equipa de Rui Jorge continua só com vitórias na qualificação Carl Recine/Reuters

A selecção portuguesa de sub-21 continua no bom caminho rumo ao Europeu da categoria, que se realiza em 2017 na Polónia. Nesta sexta-feira, em Penafiel, os comandados de Rui Jorge conseguiram o seu segundo triunfo em outros tantos jogos desta fase de qualificação, ao derrotarem a Hungria por 2-0, depois de uma vitória por 6-1 sobre a Albânia. Com este resultado, Portugal recuperou a liderança do Grupo 4, passando a somar seis pontos, mais dois que Israel e Albânia, indo agora defrontar na próxima terça-feira, em Xanthi, a selecção grega.

Rui Jorge queria dar continuidade ao triunfo folgado sobre os albaneses, e, mesmo não se aproximando dessa exibição, a selecção portuguesa fez mais do que o suficiente para derrotar os húngaros, mas não sem alguns sustos, sobretudo por alguma displicência defensiva. Foram os magiares que criaram a primeira grande ocasião de golo, logo aos 10’. Kleinheisler manobra à vontade à entrada da área portuguesa, ganha espaço para o remate e a bola passa pouco ao lado da baliza de Bruno Varela.

Portugal criava perigo, principalmente pelos homens das alas. Bruma e, sobretudo, Iuri Medeiros eram um perigo constante para os húngares, mas não tinham a melhor correspondência quando a bola chegava a Gonçalo Paciência. O domínio português acabou por dar frutos aos 35’, com alguma sorte à mistura. Bruno Fernandes ganha espaço à entrada da área adversária e remata, com a bola a bater num defesa húngaro e a desviar-se do guarda-redes Nagy.

O melhor momento do jogo estava guardado para a segunda parte. A jogada começa em Rony Lopes, passa pelos pés de Bruma e de Rafa, que faz o cruzamento para uma concretização fácil de Gonçalo Paciência, aos 56’. Com a tranquilidade alcançada, Rui Jorge foi refrescando a equipa, com as entradas, primeiro de Horta e Gonçalo Guedes (estreia oficial pelos sub-21), depois de Guzzo, e Portugal não perdeu o controlo do jogo, navegando tranquilamente até à vitória final.

Para o técnico Rui Jorge, este jogo representou um dado estatístico que prova o bom trabalho que o antigo defesa-esquerdo está a fazer nos sub-21 portugueses. Este foi o seu 25.º oficial desde que se estreou no cargo a 1 de Setembro de 2011 e ainda não perdeu qualquer jogo, sendo que a final do último Europeu sub-21 só a perdeu nos penáltis frente à Suécia. “Esta série, que para alguns vem do ano passado e para outros vem desde a Albânia, é boa e todos querem manter este registo, mas a nossa prioridade é sermos primeiros do grupo”, afirmou no final o seleccionador português, reconhecendo que a exibição foi menos conseguida que outras: “Em relação à qualidade que queríamos, ficámos um pouco aquém. Ofensivamente, podemos fazer mais.”

Portugal jogou com: Bruno Varela, João Cancelo, Edgar Ié, Tobias Figueiredo, Rafa Soares, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Rony Lopes (Raphael Guzzo, 76’) Iuri Medeiros (Ricardo Horta, 59’), Gonçalo Paciência e Bruma (Gonçalo Guedes, 66’).

Sugerir correcção
Comentar