Petra Cetkovska, a tomba-gigantes

Andy Murray voltou a suar muito para vencer em mais um dia quente do Open dos EUA.

Foto
Carlo Allegri/Reuters

O 149.º lugar que Petra Cetkovska ocupa no ranking mundial não pode ser mais enganador. É verdade que a tenista checa de 30 anos nunca ganhou um título no WTA Tour, mas é das poucas que se pode orgulhar de ter um registo positivo diante de adversárias do top 10: 10 encontros ganhos em 19 disputados. A décima vitória aconteceu no fecho do quarto dia do Open dos EUA, diante de Caroline Wozniacki, depois de salvar quatro match-points, numa exibição que levou ao rubro os ruidosos espectadores nova-iorquinos.

A regressar ao Open dos EUA, após uma lesão na anca a ter afastado dos courts durante sete meses, a antiga 25.ª mundial (em 2012) chegou a Nova Iorque com apenas um encontro ganho neste ano em quadros principais: dois dias antes, na estreia no Open. Frente a Wozniacki, a checa mostrou as suas qualidades a partir do 2-4, alinhando sete jogos consecutivos. Uma dupla-falta a 3-0, 30-0 quebrou o ascendente e Wozniacki aproveitou para vencer os sete jogos seguintes.

No set decisivo, Cetkovska mostrou o porquê do seu registo frente às melhores. Não sofreu qualquer break, salvou quatro match-points (um a 4-5 e três a 5-6) com quatro dos 33 winners (mais de metade do seu total e mais 10 dos que os obtidos pela adversária no encontro) nesse set. A sua atitude destemida valeu o apoio do público nova-iorquino a Cetkovska, que fechou com os parciais de 6-4, 5-7 e 7-6 (7/1).

Outra figura em destaque foi Johanna Konta (97.ª) que venceu o mais longo encontro feminino na história do Open dos EUA desde a introdução do tie-break (1970), 3h23m, e eliminou a recente finalista de Wimbledon, a espanhola Garbine Muguruza (8.ª), por 7-6 (7/4), 6-7 (4/7) e 6-2. A britânica nascida na Austrália há 24 anos vai numa série de 15 vitórias consecutivas pois ganhou dois torneios ITF no Canadá e passou as três rondas do qualifying em Nova Iorque.

No torneio masculino, Andy Murray (3.º) susteve o excelente início de Adrian Mannarino (35.º) para vencer o francês, por 5-7, 4-6, 6-1, 6-3 e 6-1. Roger Federer, Stan Wawrinka e Tomas Berdych venceram em três sets.

Sugerir correcção
Comentar