"Minidrivers", a animação da Fórmula 1

Canal do YouTube retrata, de forma divertida, os principais acontecimentos dos Grandes Prémios.

Foto

Quem perdeu o último Grande Prémio de Fórmula 1, ou simplesmente quem pretende rever os melhores momentos, pode assistir aos principais acontecimentos de uma maneira um pouco diferente. No canal “Minidrivers” (YouTube), a corrida não é reproduzida na sua forma tradicional, mas sim através de animações. O estilo pode ser alternativo, mas os factos são retratados com exactidão.

O Grande Prémio da China trouxe consigo algumas peripécias: os contactos logo na largada - entre Felipe Massa e Fernando Alonso e entre Valtteri Bottas e Nico Rosberg –, os inconvenientes do brasileiro nas boxes, a ultrapassagem de Kamui Kobayashi a Sebastian Vettel, mesmo com uma volta de atraso, e a recuperação do alemão da Mercedes. Tudo isto é narrado ao longo de apenas quatro minutos no canal (ver vídeo), sempre com um toque de humor.

Este retrato de contornos cómicos, que arrancou em 2008, não retrata apenas os Grandes Prémios em si. Os “pequenos pilotos” são personificações exactas daqueles que ocupam os monolugares. Deste modo, o optimismo de Daniel Ricciardo, a “simpatia” de Kimi Raikkonen, as revoltas de Vettel e a célebre frase da Ferrari sobre Massa – “Alonso está mais rápido do que tu” – marcam presença em quase todos os vídeos.

A vertente sarcástica do canal alarga-se, inclusive, ao lado fora das pistas. Na animação do circuito de Xangai, por exemplo, Bernie Ecclestone aparece com uma pilha de dinheiro, enquanto Kobayashi e Jules Bianchi, que estavam a disputar a 17.ª posição, perguntam um ao outro se já foram pagos este mês. Tal referência é reflexo da ameaça de greve que muitos pilotos ponderaram fazer, em virtude dos atrasos nos pagamentos dos salários.

Sugerir correcção
Comentar