Penafiel vence em Arouca e sai do último lugar da tabela

Pedro Emanuel foi contestado pelos adeptos da casa.

Foto
Pedro Emanuel foi contestado pelos adeptos do Arouca José Manuel Ribeiro/Reuters

O Penafiel venceu neste domingo em Arouca com um golo “solitário” de Capela, logo aos 12 minutos, num jogo, da 12.ª jornada da I Liga, em que os penafidelenses jogaram reduzidos a 10 nos últimos 21 minutos.

Com esta vitória, o Penafiel deixou a última posição da tabela, contando agora sete pontos, e o Arouca, com 9 pontos, somou sete jogos sem vencer. A “lanterna vermelha” ficou entregue ao Gil Vicente, que sábado foi a Vila do Conde empatar 0-0 com o Rio Ave.

Numa primeira parte mal disputada, e com poucos lances de perigo, a pressão do Arouca só durou até ao golo forasteiro.

Tinoco, aos oito minutos, num canto, obrigou o guarda-redes Haghighi a uma defesa com os punhos. No minuto seguinte, na cobrança de um livre, criou a ilusão de golo no estádio, mas a bola sai ligeiramente por cima da barra.

O Penafiel posicionava-se bem no meio campo e, num ataque que nasceu pelo lado esquerdo, Tony cruzou para a área e Capela rodopiou e “encheu o pé”, fazendo o golo no primeiro remate que os forasteiros fizeram. O único golo do jogo saiu dos pés de um jogador formado nas camadas jovens do Arouca.

Depois do golo, o Arouca perdeu discernimento na construção de jogo e o Penafiel, a vencer, não viu necessidade de se empenhar.

O Penafiel entrou na segunda parte a tentar controlar a bola e Vitor Bruno teve o segundo golo nos pés, mas o esférico bateu no poste.

Só depois deste lance é que o Arouca “acordou” e instalou-se no meio campo visitante. Aos 58 minutos, André Claro colocou a bola na área, mas Roberto não conseguiu fazer a emenda.

Depois do Penafiel ficar reduzido a 10, por falta de Tony sobre Roberto, Pedro Emanuel mexeu na equipa, numa altura em que Rui Quinta já tinha esgotado as substituições.

Mesmo a pressionar, o Arouca não conseguiu finalizar as jogadas de ataque que ia construindo, grande parte delas por intermédio de Balliu.

O Penafiel ocupou bem os espaços na área, conseguindo fazer frente às iniciativas locais. O desafio estendeu-se aos 99 minutos, devido à assistência médica a Haghighi, já depois do tempo regulamentar.

No final do jogo viram-se lenços brancos na bancada e ouviu-se a contestação dos adeptos locais ao treinador Pedro Emanuel.

Sugerir correcção
Comentar