Os ovos de Mourinho não eram frescos

Chelsea derrotado em casa pelo Basileia.

Foto
Após a derrota, Mourinho nem conseguia olhar para o treinador adversário Dylan Martinez/Reuters

As omeletes e os ovos são elementos recorrentes no discurso de Mourinho. Há seis anos, a antecipar um jogo do Chelsea com o Rosenborg para a Liga dos Campeões, Mourinho disse que não podia fazer omeletes sem ovos. O jogo deu em empate e, dois dias depois, foi despedido por Abramovich. O técnico português regressou esta época ao Chelsea e, antes desta sua segunda estreia pelos “blues” na Champions, usou a mesma imagem. “São ovos jovens que precisam de um pai para cuidar deles”, disse. Nesta quarta-feira, em Stamford Bridge e com Abramovich na bancada, os “ovos jovens” de Mourinho foram derrotados pelo Basileia por 1-2 na primeira jornada do Grupo E da Liga dos Campeões, poucos dias depois de terem perdido com o Everton para a Premier League.

Foi uma má segunda estreia de Mourinho pelo Chelsea e também a queda de um recorde que era também um dos cartões de visita do técnico português, a sua quase invencibilidade em Stamford Bridge. Frente aos suíços, o Chelsea de Mourinho sofreu a segunda derrota caseira em 95 jogos oficiais, sete anos depois de ter perdido com o Barcelona nos oitavos-de-final da liga milionária. As coisas até começaram bem para os “blues”, com um golo de Óscar aos 45’, mas a formação orientada por Murat Yakin não desistiu e deu a volta na segunda parte graças aos golos de Salah (71’) e Streller (81’).

Uma semi-surpresa aconteceu no San Paolo, onde o Nápoles derrotou o Borússia de Dortmund, finalista vencido da última temporada, por 2-1, num jogo a contar para o Grupo F que ficou marcado pela expulsão precoce do técnico alemão Jurgen Klopp por parte do árbitro português Pedro Proença. Higuain abriu o marcador para os napolitanos aos 29’ e Insigne elevou para 2-0, com o Dortmund a reduzir com um autogolo de Zuniga. A goleada da noite pertenceu ao Barcelona, que, em jogo do Grupo H, recebeu e venceu o Ajax por 4-0. Lionel Messi marcou três dos quatro golos da formação catalã na estreia europeia do treinador Tata Martino, Piqué marcou o outro, com o Ajax, já com a goleada concretizada, a falhar um penálti.

No outro jogo do Grupo G, o mesmo do FC Porto, o Atlético de Madrid levou a melhor sobre o Zenit S. Petersburgo, triunfando no Vicente Calderón por 3-1. Os “colchoneros” abriram o marcador perto do intervalo, por Miranda, aos 40’. A equipa russa, com os portugueses Neto e Danny no “onze”, conseguiu empatar com um golo do ex-portista Hulk aos 58’. mas o Atlético, que defronta o FC Porto no Dragão daqui a duas semanas, acabaria por se colocar de novo em vantagem aos 64’, por Turan, confirmando o triunfo aos 80’, por Baptistão.

Resultados

Grupo E

Chelsea-Basileia, 1-2

Schalke 04-Steaua Bucareste, 3-0

Grupo F

Marselha-Arsenal, 1-2

Nápoles-Borússia Dortmund, 2-1

Grupo G

Áustria Viena-FC PORTO, 0-1

Atlético Madrid-Zenit, 3-1

Grupo H

AC Milan-Celtic, 2-0

Barcelona-Ajax, 4-0
 

Sugerir correcção
Comentar