O “entusiasmo” do Sp. Braga só durou 45 minutos

Os bracarenses foram derrotados em casa pelo Galatasaray e acabam a fase de grupos da Champions com apenas três pontos.

Foto
O Sp. Braga viu a equipa turca do Galatasaray festejar na "pedreira" Miguel Riopa/AFP

Uma boa primeira parte não foi suficiente para o Sp. Braga sair da Liga dos Campeões com mais alguns milhares de euros na carteira e o prestígio reforçado. Na última jornada do Grupo H, os bracarenses receberam o Galatasaray, foram superiores aos turcos nos primeiros 45 minutos e chegaram ao intervalo a vencer, com um golo de Mossoró, mas na segunda parte a equipa de Istambul deu a volta ao resultado. Com golos dos dois Yilmaz (Burak e Aydin), o Galatasaray conseguiu a vitória (2-1) que necessitava e no final festejou a qualificação para os oitavos-de-final da Champions.

O apuramento já estava perdido e em jogo estava apenas a honra e o reforço da conta bancária bracarense, mas José Peseiro não fez grandes poupanças. Com dois indisponíveis (Michel e Douglão), o treinador do Sp. Braga deixou Hugo Viana e Hélder Barbosa no banco, surpreendendo com a aposta em simultâneo de Elderson e Ismaily, cabendo ao brasileiro a função de ocupar terrenos mais adiantados no lado esquerdo.

Destaque ainda para a titularidade de Quim. O veterano guarda-redes apenas tinha alinhado esta temporada na Taça de Portugal e numa partida da Liga, logo na segunda jornada, mas Peseiro optou por dar a titularidade ao minhoto, relegando Beto para o banco de suplentes.

Para o Galatasaray estava muito em jogo. Os líderes do campeonato turco partiram para a última jornada do Grupo H no segundo lugar, em igualdade pontual com o Cluj, e precisavam de fazer, no mínimo, um resultado idêntico aos romenos, que jogavam em Manchester, para conseguirem o apuramento para os oitavos-de-final da Champions. Com o plantel na máxima força, Fatih Terim não surpreendeu, colocando o “onze” esperado, onde se destacava o avançado Burak Yilmaz, que apontou em Braga o sexto golo na prova, igualando Cristiano Ronaldo na lista de melhores marcadores.

O Sp. Braga entrou no jogo com o “entusiamo” pedido na véspera por Peseiro e a primeira parte pertenceu por completo aos minhotos. Nos primeiros 15 minutos, Mossoró, Éder e Paulo Vinícius desperdiçaram boas oportunidades, mas o golo que o Sp. Braga merecia chegou aos 32’, com um remate em arco de fora da área de Mossoró. Os turcos apenas aos 40’ conseguiram criar perigo, mas Quim evitou que Altintop marcasse de livre directo.

A segunda parte foi bem diferente. A necessitar de marcar para segurar o segundo lugar — o Cluj empatava ao intervalo a zero em Manchester —, os turcos surgiram em campo com outra atitude, avançaram no terreno e, aos 58’, chegaram ao empate com um bom golo de cabeça do inevitável Burak Yilmaz.

O Sp. Braga ainda pareceu ter forças para reagir, mas o Cluj estava a vencer em Old Trafford e o Galatasaray foi à procura da vitória que necessitava para conseguir o apuramento. E os turcos acabaram por ser premiados: aos 78’, após um cruzamento na esquerda, a defesa bracarense complicou, Quim ainda defendeu um primeiro remate, mas Aydin Yilmaz, na recarga, fez o 2-1.

Perto do final, Burak Yilmaz ainda rematou à barra, mas a vitória e o apuramento estavam garantidos para os turcos. O Sp. Braga abandona a prova com pouco honra e apenas três pontos.

FICHA DE JOGO

Sp. Braga, 1

Galatasaray, 2

Jogo no Estádio Axa, em Braga
Assistência Cerca de 10 mil espectadores
 
Sp. Braga Quim, Salino, Nuno A. Coelho, Paulo Vinícius, Elderson, Custódio (Hugo Viana, 79’), Rúben Amorim, Mossoró, Alan, Ismaily e Éder (Carlão, 86’).
Treinador José Peseiro
 
Galatasaray Muslera, Eboué, Nounkeun, Kaya, Riera, Altintop (Aydin Yilmaz, 46’), Inan, Felipe Melo, Emre (Umut Bulut, 69’), Elmander (Amrabat, 46) e Burak Yilmaz.
Treinador Fatih Terim
 
Árbitro Nicola Rizzoli (Itália). Amarelos Salino (49’), Riera (65’), Rúben Amorim (83’), Inan (85’), Mossoró (85'), Burak Yilmaz (90’+2’)

Sugerir correcção
Comentar