Nisipeanu inesperado líder em Dortmund

O veterano xadrezista alemão derrotou dois dos principais nomes da modalidade.

Foto
Liviu Dieter Nisipeanu em bom plano em Dortmund DR

O alemão de origem romena Liviu Dieter Nisipeanu é o inesperado líder do magistral germânico de Dortmund, sendo o único dos oito participantes que obteve duas vitórias nas duas primeiras jornadas.

O veterano alemão de 38 anos parece ter regressado aos seus tempos áureos, em que chegou a ser, em 2005, 15.º do mundo – actualmente é o 93.º- tendo alcançado em provas individuais o resultado de maior destaque em 1999, quando ainda representava a Roménia, ao alcançar as meias-finais do mundial da federação internacional em formato eliminatório.

E as duas vitórias foram memoráveis, primeiro levando de vencida o número oito do ranking mundial, o norte-americano Wesley So, introduzindo uma novidade teórica para a qual So não conseguiu encontrar resposta adequada, para, na segunda ronda, superar, em excelente estilo e de negras, o número um alemão e agora seu compatriota Arkady Naiditsch, que havia protagonizado a outra surpresa da jornada inaugural ao derrotar um dos favoritos, o russo Vladimir Kramnik, decacampeão de Dortmund.

Mas, quer So, quer Kramnik redimir-se-iam na segunda jornada. O russo derrotaria com facilidade a número um feminina e 62.ª da hierarquia absoluta, a chinesa Hou Yifan, enquanto Wesley conseguia a sua primeira vitória de sempre perante o agora seu compatriota Fabiano Caruana, o detentor do troféu. Uma estreia pouco auspiciosa a representar as cores americanas do ex-italiano, que há poucos dias viu atendida pela federação internacional a sua pretensão de passar a representar os EUA, país onde nasceu. Com esta mudança os Estados Unidos ultrapassam pela primeira vez na história a Rússia, no número de jogadores a integrarem o “Top-10” mundial, com três representantes - para além de So e Caruana têm ainda Hikaru Nakamura - enquanto os russos, de momento, apenas contam com Kramnik e Alexander Grischuk.

Os outros dois participantes, o russo Ian Nepomniachtchi e o alemão Georg Meier, empataram entre si na segunda ronda, resultado idêntico ao da ronda inaugural, em que tinham dividido o ponto, respectivamente frente a Caruana e a Yifan.

Sugerir correcção
Comentar