Nadal, Wawrinka e Federer passeiam em Monte Carlo

Gastão Elias e Rui Machado venceram no challenger de São Paulo.

Foto
Nadal seguiu em frente em Monte Carlo Eric Gaillard/Reuters

As estreias de três dos quatro melhores tenistas do mundo no Monte-Carlo Rolex Masters levou ao Country Club do principado uma afluência recorde de14,600 espectadores. E os três favoritos não desiludiram, ao realizarem exibições dignas do seu ranking.

Rafael Nadal ainda viu o russo Teimuraz Gabashvili (58.º ATP) ter uma oportunidade de obter um segundo break, a 3-1 (30-40), mas o líder do ranking, não só saiu dessa difícil situação, como encontrou o seu ritmo habitual para alinhar nove dos dez jogos seguintes e fechar o encontro em 73 minutos, com os parciais de 6-4, 6-1.

“Foi um ponto muito importante. Depois disso, pensei que era altura para pressionar um pouco mais e aumentar um pouco o ritmo e a intensidade. Fiz um bom jogo para recuperar o break e senti que tinha o encontro sob controlo”, explicou o líder do ranking. “O que queremos sempre no primeiro encontro é entrar num ritmo, disputar pontos longos, encontrar as sensações”, acrescentou Nadal que, hoje, vai procurar a 300.ª vitória em terra batida frente a Andreas Seppi (35.º)

Stanislas Wawrinka (3.º), campeão do Open da Austrália, precisou somente de 45 minutos para ultrapassar o croata Marin Cilic (27.º): 6-0 e 6-2. “Houve alguns jogadores que me fizeram ver que eu tive sorte por ganhar um Grand Slam. Quis mostrar-lhes que não foi sorte e que sei jogar bem noutras superfícies”, afirmou Wawrinka que agora defronta Nicolas Almagro (20.º).

O segundo melhor suíço da actualidade, Roger Federer (4.º) levou mais sete minutos que o compatriota, para afastar o checo Radek Stepanek (41.º), por 6-1, 6-2. Se o ténis exibido pelo suíço não surpreendeu quem tem acompanhado este início de época, já a possibilidade de faltar a Roland Garros para acompanhar o nascimento do terceiro filho, apanhou muitos de surpresa.

“É uma prioridade para mim tentar estar lá e apoiar a minha mulher. Já disputei encontros de ténis suficientes e faltar a um torneio ou a um encontro não vai mudar nada para mim”, disse o futuro adversário do checo Lukas Rosol (47.º).

No challenger de São Paulo, Gastão Elias (177.º) passou aos quartos-de-final ao bater o francês Tak Khunn Wang (283.º), por 6-3, 6-1. De amanhã, Rui Machado (240.º) ganhou a primeira eliminatória, afastando o italiano Alberto Brizzi (271.º), por 6-4 e 6-2.

Sugerir correcção
Comentar