Mourinho diz que a Bola de Ouro é má para o futebol

O treinador português desvalorizou o prémio em que Cristiano Ronaldo é um dos grandes candidatos à vitória

Foto
José Mourinho discorda da atribuição da Bola de Ouro Eddie Keogh/Reuters

Pouco importa que o Chelsea tenha na lista de 23 futebolistas candidatos à conquista da Bola de Ouro jogadores como Thibaut Courtois, Diego Costa ou Eden Hazard. E também pouco interessa que entre os favoritos a ficar com o troféu deste ano esteja o português Cristiano Ronaldo. Na opinião de José Mourinho, distinções individuais no futebol, um desporto colectivo, não fazem sentido.

O próprio Mourinho está na corrida ao troféu de melhor treinador do ano e há vários jogadores do Chelsea entre os nomeados a integrarem a equipa ideal. Mas quando o português foi questionado sobre se esse facto não era prestigiante para o clube, o técnico preferiu desvalorizar a distinção. “Este tipo de troféu não é bom para o futebol”, declarou. “É por isso que não me interessa.  Às vezes, parece que estamos a olhar para estrelas, que estamos a olhar para pessoas mais importantes do que outras”, acrescentou.

Mourinho foi ainda mais longe nas críticas ao troféu. “Em alguns casos, parece que estamos perante campanhas políticas. Em Inglaterra não é muito forte, mas noutros países parece que Obama está outra vez a concorrer à Casa Branca. E essa não é a cultura que queremos neste clube. A mentalidade que aqui existe não é a de se estar preocupado com isso. Menos ainda a de se estar obcecado com isso”, referiu, sem nunca mencionar qualquer nome.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários