McNamara leva as ondas gigantes da Nazaré em directo para o mundo

Brasileira Maya Gabeira está de regresso a Portugal depois do acidente que quase a matou em 2013.

Foto
Garrett McNamara continua a promover o "canhão" da Nazaré pelo mundo Rui Soares/PÚBLICO (arquivo)

Alguns dos maiores surfistas mundiais de ondas gigantes, liderados por Garret McNamara, vão desafiar o “canhão” da Nazaré, até ao final do próximo mês de Fevereiro, no Mercedes-AMG Red Chargers. Trata-se de um novo evento que irá decorrer pela primeira vez em Portugal e que poderá ser seguido em directo em todo o globo através da Internet.

“O objectivo da criação do Red Chargers consiste não só em mostrar ao mundo, em directo, as maiores ondas a serem surfadas na Nazaré, mas também dar a conhecer os homens e mulheres que arriscam as suas vidas e se sacrificam para seguir os seus sonhos”, explicou McNamara na apresentação do evento, esta terça-feira, em Lisboa. Com o havaiano estiveram outros grandes protagonistas do surf de ondas gigantes como Carlos Burle, Maya Gabeira, Andrew Cotton, Davd Langer, Rafael Tapia, Alessandro Marciano e os portugueses Hugo Vau, Alex Botelho, João de Macedo e Sérgio Cosme.

Para McNamara esta prova servirá para projectar os surfistas e a economia portuguesa: “É uma honra trabalhar com empresas incríveis que também pretendem inspirar e mudar o mundo para melhor, tais como a Nazaré Qualifica e o Turismo de Portugal, organismos que tornam possível a realização deste evento num lugar mítico como a Nazaré.”

Já Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, também presente na cerimónia, destaca a excelente oportunidade criada para promover ainda mais esta localidade portuguesa, que tem andado nas bocas do mundo nos últimos anos, graças ao seu célebre “canhão”. “Segundo um estudo feito para o Turismo de Portugal, durante os meses de Novembro e Dezembro do ano passado, a Nazaré teve mais referências internacionais do que Lisboa. Foi a localidade do país que teve mais notícias internacionais, inclusivamente primeiras páginas em jornais chineses”, congratulou-se.

O Red Chargers marca também o regresso à Nazaré de Maya Gabeira, depois do acidente de que foi vítima em 2013, quando sofreu uma queda grave que a deixou inconsciente e com um tornozelo partido, acabando por ser salva pelo seu compatriota Carlos Burle. “Sinto-me agora mais segura e preparada para aquilo que pode acontecer de errado”, garantiu ao PÚBLICO, a surfista brasileira, de 28 anos, apaixonada por ondas gigantes: “Ouvi falar da Nazaré através do Garret [McNamara] e quando cheguei percebi que o local tinha muito potencial.”

Ao longo dos próximos quatro meses [até 29 de Fevereiro], os surfistas vão esperar pelas condições certas no mar da Praia do Norte para reencontrarem as ondas gigantes, com o evento a ser transmitido em directo online. E enquanto não chegam as ansiadas vagas, serão emitidos documentários sobre os surfistas presentes da Nazaré. 

Sugerir correcção
Comentar