Maracanã protegido por cobertura de 47 mil metros quadrados

Obras do palco que receberá a final do Mundial 2014 estão praticamente concluídas.

Obras estão praticamente concluídas
Fotogaleria
Obras estão praticamente concluídas Ricardo Moraes/Reuters
A nova cobertura protege 95% dos lugares
Fotogaleria
A nova cobertura protege 95% dos lugares Ricardo Moraes/Reuters
A área total da cobertura ascende a 47 mil metros quadrados
Fotogaleria
A área total da cobertura ascende a 47 mil metros quadrados Ricardo Moraes/Reuters
Interior do novo Maracanã
Fotogaleria
Interior do novo Maracanã Erica Ramalho/AFP
Aspecto das obras no Maracanã em Novembro de 2012
Fotogaleria
Aspecto das obras no Maracanã em Novembro de 2012 Sergio Moraes

O mítico Estádio Jornalista Mário Filho, também conhecido como Estádio do Maracanã, palco da final do Mundial 1950 entre Brasil e Uruguai e um dos maiores recintos do mundo, está mais perto de estar pronto. A nova cobertura do estádio acabou de ser colocada na terça-feira, e as obras estão praticamente concluídas. Daqui a pouco mais de dois meses, o Maracanã estará a receber jogos da Taça das Confederações. E, em 2014, vai acolher a final do Campeonato do Mundo, que se realiza no Brasil.

“Projectada por uma empresa alemã, a cobertura é uma experiência inédita em estádios brasileiros por sua grandiosidade e complexidade”, pode ler-se na mais recente informação divulgada pela Empresa de Obras Públicas (EMOP) do Estado do Rio de Janeiro. A nova cobertura do Maracanã é composta por 120 membranas de teflon e fibra de vidro e tem no total 47 mil metros quadrados, assentando sobre uma estrutura metálica que pesa mais de quatro mil toneladas. Cobre 95% dos lugares do estádio, contra os 40% da anterior cobertura.

Para além de proteger os espectadores das condições meteorológicas, a cobertura do Maracanã contribui para a sustentabilidade do recinto. Permite a recolha da água da chuva, para reutilização nas instalações sanitárias, e integra ainda painéis fotovoltaicos, para transformar a energia solar em eléctrica.

A conclusão das obras está para breve, e a entrega do Maracanã está prevista para dia 27 de Abril. Nesse dia, realizar-se-á um jogo entre equipas formadas por amigos dos ex-futebolistas Ronaldo e Bebeto, que será presenciado pelos operários que trabalharam no estádio e respectivas famílias.
 

Sugerir correcção
Comentar