Lopetegui: “Athletic Bilbau é o rival mais completo de todos os que já defrontámos”

Treinador do FC Porto quer corrigir os erros: "tomar decisões mais inteligentes e simples".

Foto
Lopetegui divulgo a primeira lista de convocados para jogos do campeonato da temporada Miguel Riopa/AFP

Segundo Julen Lopetegui, o Athletic Bilbau é, até esta altura da época, o "adversário mais forte" do FC Porto. Por isso, assegura o espanhol, é preciso o melhor FC Porto para o vencer na 3.ª jornada da Liga dos Campeões.

"Conheço muito bem a equipa, praticamente a mesma do ano passado, com o mesmo treinador [Ernesto Valverde]. Fez muitas coisas muito bem e este ano eliminou de forma brilhante o Nápoles [no "play-off"]. Estar melhor ou pior no campeonato é circunstância. Insisto, é o rival mais completo de todos os rivais que já defrontámos", vincou o técnico.

O técnico basco desvalorizou o mau momento do Athletic na liga espanhola, 17.º classificado, com apenas cinco pontos em oito jornadas, recordando que se vai tratar de um "rival muito exigente", pelo que "só um FC Porto a 100 por cento mental e fisicamente pode ganhar".

"É um a partida da Liga dos Campeões e todos têm muita vontade de fazer um bom jogo, dar alegrias aos adeptos e somar pontos num grupo muito nivelado. Eles têm os seus argumentos, mas temos muita vontade de somar os três pontos. O grupo H é e vai continuar a ser muito equilibrado", defendeu.

Lopetegui insistiu que o passado - incluindo as estatísticas - de nada vale para o desafio no Dragão, lembrando que só o que o FC Porto fizer em campo contará para o resultado final. "Eles não nos vão oferecer nada".

Conhecedor da realidade do Athletic Bilbau, o timoneiro "azul e branco" falou de uma "equipa com encanto e mérito especiais, diferente de todas", pelo que, apesar de ter crescido na Real Sociedad, seu grande rival basco, lhe tem "o máximo de respeito". "Sou grande admirador da história, da política e forma de sentir o futebol do Athletic de Bilbau", insistiu.

Depois da derrota caseira 1-3 com o Sporting - e consequente afastamento da Taça de Portugal - Julen Lopetegui considerou que este desafio "vem na melhor altura”. “A equipa tem vontade de fazer um bom jogo, dar boa resposta frente a um adversário exigente".

O treinador discordou ainda com os que entendem que a rotatividade do plantel tem estado na origem dos sucessivos erros defensivos da equipa, admitindo que no grupo "consciente, responsável e maduro" todos os futebolistas sabem que "devem tomar decisões mais simples e inteligentes".

"Acreditamos nesta equipa, balneário, grupo. Continuamos a trabalhar. O desafio com o Bilbau exige que estejamos a 100 por cento mental e fisicamente. É uma das melhores equipas da liga espanhola do ano passado e sem dúvida que o vai ser este ano", concluiu.

O FC Porto lidera o Grupo H, com quatro pontos, seguido do BATE Borisov, com três, Shakhtar Donetsk, com dois, e Athletic Bilbau, com um.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários