Lacazette deixou o Lyon mais líder mas também mais preocupado

Goleador ajudou na vitória que deu quatro pontos de avanço sobre rivais mas lesionou-se e é incerta a sua disponibilidade. Valência subiu ao quarto lugar em Espanha e Defour envolvido em polémica na Bélgica

Foto
Lacazette marcou e a seguir lesionou-se Jeff Pachoud/AFP

Foi uma jornada com sabor agridoce para o Lyon, que após ter visto o Marselha ser batido no terreno do Nice (2-1), recebeu e venceu o Metz, último classificado da Liga francesa, por 2-0. Com esta vitória a equipa orientada por Hubert Fournier ampliou a vantagem sobre os marselheses na classificação para quatro pontos. Mas o Lyon também ganhou uma enorme dor de cabeça com a lesão sofrida por Alexandre Lacazette.

Os registos goleadores de Cristiano Ronaldo (28) e Lionel Messi (21) na Liga espanhola são impressionantes, mas a temporada que Alexandre Lacazette está a fazer ao serviço do Lyon não é menos digna de nota. O avançado de 23 anos apontou, de penálti, um dos golos da vitória sobre o Metz – foi o seu 21.º em 22 jornadas da Liga francesa. Lacazette está a marcar há seis rondas consecutivas (dez golos), mas uma lesão muscular manchou uma tarde de festa para os adeptos. E deixou o treinador a fazer contas: “É o ponto negro da jornada. Teve de ser substituído, e infelizmente não foi por precaução. Mas vamos esperar para saber qual será a sua disponibilidade”, afirmou Hubert Fournier, lembrando que as próximas jornadas reservam ao Lyon uma visita ao Mónaco, quinto na classificação, e a recepção ao Paris Saint-Germain.

Os parisienses, precisamente, igualaram os 44 pontos do vice-líder Marselha com um triunfo no terreno do Saint-Étienne (0-1). Zlatan Ibrahimovic foi o autor do golo solitário que deu a vitória à equipa de Laurent Blanc. O avançado sueco regressou aos golos na Liga francesa, após um mês e meio sem marcar.

Nuno Espírito Santo soma e segue ao comando do Valência. O emblema che recebeu e venceu o Sevilha por 3-1, ultrapassando assim os andaluzes no quarto posto da classificação. Com os portugueses João Cancelo e André Gomes no “onze”, o Valência chegou à vantagem com um “bis” de Daniel Parejo (18’ e 32’). O Sevilha respondeu por intermédio de Carlos Bacca, ainda antes do intervalo, mas Javi Fuego viria a repor a diferença de dois golos.

A jornada em Itália correu de feição à Juventus, que teve Pogba em destaque na vitória (2-0) sobre o Chievo e ainda viu o principal rival perder pontos. O emblema de Turim ampliou para sete pontos a vantagem sobre a Roma, que não foi além do empate na visita à Fiorentina. Os romanos estiveram a perder, mas um golo de Ljajic minimizou os estragos. Silvestre Varela estreou-se pelo Parma na derrota frente ao Cesena (1-2) e o Inter de Milão perdeu em casa contra o Torino pela primeira vez em 27 anos. O golo de Emiliano Moretti foi marcado no último instante da partida.

Controvérsia na Bélgica
Na Liga belga, o Club Brugge orientado por Michel Preud’homme ampliou para cinco pontos a vantagem relativamente ao segundo classificado, mas o principal destaque foi o que aconteceu no encontro entre Standard de Liège e Anderlecht. O ex-FC Porto Steven Defour, que foi capitão do Standard e agora representa o Anderlecht, foi brindado pelos adeptos de Liège com uma tarja gigante em dimensão e em mau-gosto: um homem mascarado empunhava uma espada na mão direita e a cabeça de Defour na outra, com a mensagem “red or dead” (vermelho, a cor do Standard, ou morto).

O Standard de Liège venceu a partida, com dois golos apontados já após a expulsão de Defour, que atirou a bola na direcção dos adeptos anfitriões com alguma violência, numa altura em que um jogador do Standard necessitava de assistência médica. Os adeptos do Anderlecht começaram a arremessar cadeiras para dentro do relvado.

E na Taça de Inglaterra, após as surpresas de sábado (Chelsea, Manchester City, Southampton e Tottenham fora eliminados), as equipas da Premier League evitaram sobressaltos. O Arsenal venceu no terreno do Brighton, do segundo escalão, por 2-3. West Ham e Aston Villa ultrapassaram Bristol City e Bournemouth, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar