Jorge Sousa escolhido para o derby entre Benfica e Sporting

Árbitro internacional vai dirigir pela sétima vez um encontro entre os dois rivais lisboetas.

Foto
AFP/HENRIQUES DA CUNHA

O árbitro Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto, foi nesta terça-feira nomeado para dirigir no domingo a recepção do Benfica ao Sporting, da 13.ª jornada da I Liga.

O portuense, que será coadjuvado por Álvaro Mesquita e Nuno Manso, vai dirigir pela segunda vez um encontro dos "encarnados" nesta temporada, depois de ter estado na vitória sobre o Sporting de Braga (3-1), não tendo ainda arbitrado nenhuma partida do Sporting.

O Benfica, líder do campeonato, com 29 pontos, recebe no domingo, às 18h00, o Sporting, segundo, com menos dois pontos.

Jorge Sousa vai estar pela sétima vez em jogos entre os dois "grandes" lisboetas, mas pela primeira vez arbitra um derby no Estádio da Luz para o campeonato, depois de ter dirigido no recinto das "águias" a meia-final da Taça da Liga de 2010-11, ganha pelo Benfica, por 2-1.

Em dois jogos do campeonato, o Sporting nunca venceu com Jorge Sousa, empatando a um golo em 2014-2015 e perdendo por 2-0 em 2006-07, ambos em Alvalade. De resto, três vitórias para os "leões", na Taça de Portugal em 2015-16, por 2-1, após prolongamento, e por 5-3, na mesma competição em 2007-08.

Na última temporada, Jorge Sousa dirigiu a Supertaça, em que o Sporting venceu o Benfica, por 1-0, no primeiro derby de Jorge Jesus como treinador dos "leões".

A porta-voz do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Ana Raquel Brochado, explicou a escolha, em declarações ao site do organismo: "Este é um jogo de dificuldade acrescida, até por se tratar de um derby que junta os dois primeiros classificados da Liga, pelo que o CA entendeu nomear um árbitro internacional". "É política do CA permitir que um número alargado de árbitros seja chamado para estes jogos de dificuldade acrescida", acrescentou.
 

Sugerir correcção
Comentar