Jorge Jesus: "Não é fácil fazer um assalto ao castelo de Guimarães"

Treinador do Sporting prevê dificuldades no jogo de sábado, mas assegura que os índices de confiança da equipa estão em alta.

Jorge Jesus considerou nesta sexta-feira que é "muito difícil assaltar o castelo de Guimarães", aludindo ao jogo de sábado do Sporting com o Vitória para a I Liga. "Este Vitória de Guimarães está muito mais forte do que no ano passado. Dentro do castelo, é assim que eles dizem, não é fácil fazer um assalto e tem que se estar muito bem preparado para passar lá", disse o treinador dos "leões".

Jesus não poupa elogios ao adversário: "O Vitória é sempre um rival complicado no seu estádio, onde há muita paixão pelo futebol, mas estamos preparados para as dificuldades que nos esperam. Vai haver momentos em que o Sporting vai ser 'apertado', ou seja, forçado a defender mais do que é habitual. Por isso, encaramos o jogo com o máximo respeito, mas também com muita confiança para trazer de lá os três pontos", fez notar.

A primeira convocatória de Gelson Martins para a selecção principal também mereceu o comentário do treinador "leonino": "O Gelson e o Rúben Semedo são dois jovens que fazem parte da equipa do Sporting, quase sempre como titulares, o primeiro foi agora chamado e o segundo não demorará a ser. São fruto do trabalho da formação do Sporting, dois activos que o treinador soube potenciar. O Gelson é apenas mais um dos muitos que o Sporting tem na calha."

No entanto, o técnico alerta para o facto de Gelson necessitar de "alguns cuidados por ser um miúdo com dois anos como sénior" e de ter ainda pela frente "uma longa caminhada", estando a atravessar "uma fase de crescimento a nível técnico, táctico e físico".

Questionado sobre o que Gelson pode trazer à selecção de Fernando Santos, Jesus foi directo: "Magia! É muito criativo, muito rápido e tem posicionamentos que aprendeu aqui no Sporting que vão ser úteis à selecção e ao seu desenvolvimento a nível individual".

Ao número elevado de golos que o Sporting tem sofrido, Jesus atribui a uma deficiência estrutural: "Com o Legia trabalhámos o aspecto defensivo durante a semana e a resposta no jogo melhorou. Não é fácil para a defesa do Sporting estar 100% concentrada o todo o tempo, o que obedece a uma série de requisitos. Mas quando está concentrada, é muito difícil marcarem-nos um golo."

Jesus falou ainda dos novos reforços, sublinhando que alguns deles ainda não estão a render de acordo com as suas capacidades, como são os casos de Campbell e Markovic, nomeadamente.

"Chegaram a Alvalade sem ter feito pré-época. O Bas Dost também, mas este, por causa da saída do Slimani, teve logo de entrar e são os jogos que vão dando capacidade, não só técnica e táctica, mas também os golos. Estamos muito contentes com ele, que tem um perfil idêntico ao de Slimani e até faz bom balneário como ele. Conseguimos fazer o 2 em 1: acertámos no jogador e no homem", concluiu.
 

Sugerir correcção
Comentar