Sousa não estranhou a terra marroquina

Tenista português bateu holandês Igor Sijsling em 55 minutos.

Foto
Vitória tranquila para João Sousa Gonzalo Fuentes/Reuters

João Sousa não estranhou a passagem dos courts rápidos dos EUA para a terra batida marroquina e venceu o encontro de estreia no Grand Prix Hassan II. Depois de uma semana a preparar-se em Barcelona, o melhor tenista português no ranking mundial, em que ocupa o 38.º lugar, apresentou-se confiante e determinado diante do holandês Igor Sijsling (55.º), acabando por vencer, por 6-2, 6-4 em 58 minutos, e somar a nona vitória em 11 encontros realizados esta época.

“O primeiro encontro de um torneio e, ainda por cima, o primeiro em terra batida, nunca é fácil de vencer. Senti-me muito bem, penso que fruto do bom trabalho que realizámos esta semana. O objectivo principal de hoje era estar competitivo e estar sólido, já que sabíamos que ele é um jogador típico de piso rápido e queria jogar pontos curtos e rápidos”, explicou Sousa.

O tenista de Guimarães mostrou estar bem adaptado às exigências da terra batida, depois de um mês de Março em que se estreou a vencer em torneios Masters 1000, ambos em hardcourts: segunda ronda em Indian Wells e terceira em Miami. “É importante jogar um pouco mais alto e estar mentalizado para que os pontos sejam mais compridos. Isso gera um maior desgaste físico e é preciso estar bem mentalmente para aguentar esse desgaste”.

Nesta terça-feira, Sousa jogará a ronda inaugural de pares, ao lado do espanhol Pablo Carreño Busta, e ficará a saber o nome do próximo adversário, que sairá do duelo entre o belga David Goffin (106.º) – que estagiou na semana passada na Academia BTT, em Barcelona, onde está o português e com quem se treinou há dias – ou o espanhol Roberto Carballes Baena (273.º), apurados, ontem, do qualifying.

“São dois excelentes jogadores que conheço bastante bem! Já tive oportunidade de treinar várias vezes com ambos e, certamente, vai ser um encontro difícil, independentemente do adversário. Vamos preparar o encontro da melhor maneira e no final faremos contas”, adiantou Sousa.

No Brasil, Gastão Elias (170.º) ganhou o primeiro encontro que disputou no challenger de Itajai, ao bater o argentino Juan Ignacio Londero (237.º), por 3-6, 6-4 e 6-1, num encontro em que teve de recuperar de um break de desvantagem no início do segundo set, antes de concluir ao fim de duas horas e 21 minutos. Rui Machado (259.º) também entrou directamente no quadro principal e estreia-se hoje, frente ao brasileiro José Pereira (283.º).

Sugerir correcção
Comentar