João Sousa eliminado por Murray do Open da Austrália

Tenista português não sobreviveu ao jogo do terceiro classificado do ranking mundial e despede-se de Melbourne na segunda ronda.

Fotogaleria
João Sousa, de 22 anos, estreou-se numa segunda ronda de um Grand Slam Toby Melville/Reuters
Fotogaleria
Tenista português cometeu muitos erros não forçados Toby Melville/Reuters
Fotogaleria
Nas bancadas, não faltou apoio ao adversário escocês Toby Melville/Reuters
Fotogaleria
Quatro membros do público apoiam Andy Murray Toby Melville/Reuters
Fotogaleria
Sousa e Murray cumprimentam-se no fim do encontro Peter Parks/AFP

O escocês Andy Murray resolveu rapidamente a segunda eliminatória do Open da Austrália. Sob um sol forte (38,5º), o escocês que ocupa actualmente a terceira posição do ranking ATP bateu em três sets o último representante português, João Sousa, ainda em prova.

O tenista luso, de 22 anos, natural de Guimarães e n.º 100 do mundo, perdeu por 6-2, 6-2 e 6-4, ao fim de 1h41m. Sousa cometeu muitos erros não forçados (33), muitos mais do que os cometidos na primeira ronda (4), durante a qual tinha eliminado um tenista da casa, o australiano John-Patrick Smith (237.º do ranking ATP).

Murray, por seu lado, não facilitou, sobretudo nos seus jogos de serviço, acabando por nunca enfrentar sequer um ponto de <i>break</i>. Pelo contrário, o pupilo do antigo campeão Ivan Lendl, que passou a treinar Murray no início de 2012, teve oito oportunidades de quebrar o serviço ao adversário. Conseguiu-o cinco vezes e selou, dessa forma, uma passagem tranquila à terceira ronda do primeiro torneio Grand Slam de 2013.

O tenista escocês tinha vencido com tranquilidade o adversário da primeira ronda, o holandês Robin Haase (6-3, 6-1 e 6- 3), n.º 53 do mundo. Na próxima eliminatória, irá medir forças com o lituano Ricardas Berankis, que ocupa o 110.º lugar na lista ATP, isto é, dez lugares abaixo do português João Sousa.

Para o tenista português, que vive e treina em Barcelona, esta foi a segunda participação num torneio Grand Slam. A primeira tinha sido Roland Garros, em Paris, em 2012, onde foi eliminado na primeira ronda. O Open da Austrália fica marcado como a estreia de Sousa numa segunda eliminatória em torneios Grand Slam.

 

Sugerir correcção
Comentar