João Monteiro nas meias-finais da Taça da Europa de ténis de mesa

Tiago Apolónia afastado pelo campeão em título.

Foto
Monteiro segue em prova Toshifumi Kitamura/AFP

João Monteiro é o único sobrevivente português na Taça da Europa de ténis de mesa, tendo garantido um lugar nas meias-finais da competição que decorre em Gondomar com uma vitória sobre o bielorrusso Vladimir Samsonov. Tiago Apolónia, o outro atleta português ontem em prova, não resistiu ao alemão Dimitrij Ovtcharov, campeão em título.

Sem ceder qualquer partida, João Monteiro garantiu um lugar nas meias-finais da Taça da Europa ao impor-se a Vladimir Samsonov por 11-6, 11-9, 11-7 e 15-13. “Tinha pela frente o número dois europeu e sabia que estava em boa forma depois de ter vencido o número um da Europa. As coisas foram saindo bem desde o início, tive a sorte de estar sempre à frente em todos os sets, o que me deu mais alguma confiança. O Vladimir Samsonov é um ícone da modalidade, mas quando entro no recinto de jogo não penso no valor do adversário, só penso dar o meu melhor”, afirmou João Monteiro, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

O adversário de João Monteiro na meia-final será o russo Alexander Shibaev, um velho conhecido. “Já joguei com ele, estivemos dois anos no mesmo clube na Rússia, conhecemo-nos bastante bem e vai ser um jogo bastante difícil. Tenho de estar ao melhor nível para lutar pela vitória”, reconheceu.

A outra meia-final vai colocar frente-a-frente o alemão Dimitrij Ovtcharov e o sueco Kristian Karlsson. Ovtcharov, campeão em título (para além de número um europeu e número quatro mundial), apurou-se ao eliminar, nos quartos-de-final, Tiago Apolónia. O atleta português não teve hipóteses, cedendo em quatro partidas (6-11, 7-11, 9-11 e 2-11), a última das quais muito desnivelada.

Sugerir correcção
Comentar