Recurso a imagens televisivas pelos árbitros vai ser debatida

A utilização do vídeo como auxiliar da arbitragem será discutido no dia 1 de Março pelo International Board.

Foto
As imagens televisivas podem vir a ajudar os árbitros na análise aos lances polémicos do futebol Oxana Ianin

Na 128.ª reunião anual do Internacional Board (IFAB), única instituição que pode alterar as regras do futebol, agendada para dia 1 de Março, vai ser discutida a utilização de imagens televisivas para auxílio das equipas de arbitragem.

A reunião, que vai ser liderada por Joseph Blatter, presidente da FIFA, não vai apenas abordar a possibilidade de os árbitros terem acesso à repetição de lances duvidosos – através do vídeo –, durante os próprios jogos. A IFAB pretende ainda analisar as faltas passíveis de cartão vermelho, o toque com a mão na bola e o uso de novos sistemas electrónicos.

Ainda de acordo com a agenda do 128.º encontro anual do organismo, a reunião vai contar com dois painéis consultivos – um técnico e outro de arbitragem – para “uma aproximação mais pró-activa” às novas ideias.

A IFAB, que introduziu a tecnologia para a linha de golo recentemente, é a associação de direito suíço que tutela as regras de futebol mundial e, apesar de ser independente da FIFA e das quatro federações britânicas – inglesa, escocesa, irlandesa e galesa –, tem estas instituições como principais accionistas.

Sugerir correcção
Comentar