Inês Barbosa sensação no Campeonato Nacional

Aos 16 anos partilha comando com Susana Mendes Ribeiro em Santo Estêvão

Foto
Inês Barbosa com começo auspicioso. Será candidata ao título aos 16 anos? / © FILIPE GUERRA

Tal como Tomás Silva nos homens, Susana Mendes Ribeiro iniciou da melhor forma a defesa do título no Campeonato Nacional Absoluto, no campo do Santo Estêvão Golfe, em Benavente. Com uma primeira volta de 71 pancadas, 2 abaixo do par-73, partilha o comando com Inês Barbosa. Beatriz Themudo é terceira com 72 (-1) e no quarto lugar, já uma distância de 6 shots das primeiras, surgem Joana Silveira e Leonor Bessa, com 77 (+4). Estas cinco jogadoras pertencem todas ao Club de Golf de Miramar.

Para Inês Barbosa, que fez 16 anos a 7 de Janeiro, esta é a primeira vez que lidera no Campeonato Nacional Absoluto. “Joguei bem, bati bem na bola e estive muito bem nos greens”, disse a vice-campeã nacional de 2014 no escalão de sub-16 anos, e membro do trio da selecção feminina, juntamente com Susana Ribeiro e Leonor Bessa, que representou Portugal no Campeonato do Mundo por Equipas (Troféu Espírito Santo) em Setembro do ano passado no Japão.

No seu cartão de jogo ficaram registado 4 birdies, 1 duplo bogey e 13 pares. O duplo foi no buraco 3 (par-5), que era o seu 12.º buraco do dia visto que começou do 10. “Bati um mau segundo shot e a bola ficou encostada a uma árvore e dificultou-me o resto do buraco”, explica a jovem internacional portuguesa, que, sobre o facto de partir amanhã para a segunda volta a co-liderar, diz: “Vou sentir um bocado mais de pressão, mas ainda falta muito e temos é de fazer o nosso jogo, como fiz hoje.”

Apesar da sua juventude, Inês está a participar pela quinta vez no Campeonato Nacional Absoluto. A melhor marca foi o ano passado, o 6.º lugar. Em 2013 foi 7.ª e em 2012 e 2011 não passou o cut.

Vencedora das suas últimas edições, e aqui em busca do terceiro título consecutivo, Susana Mendes Ribeiro, de 24 anos, marcou por sua vez 4 birdies e 2 bogeys. “Não correu tão bem nos tee ao green, mas consegui meter putts para salvar alguns pares e fazer alguns birdies.”

Quanto a Beatriz Themudo, campeã nacional de sub-18 em 2014, assinalou 3 birdies e 2 bogeys.

Das 16 participantes, só mais uma jogadora, além das cinco acima mencionadas, jogou abaixo das 80: foi Ritâ Câncio Martins, do Paço do Lumiar, que se encontra no 6.º lugar, com 78.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar