Holandesa Hassan foi a vedeta de um meeting brilhante

A saltadora Blanka Vlasic está a regressar à melhor forma e provou-o em Paris, na Liga Diamante.

A Liga Diamante de atletismo retomou neste sábado o seu curso com o meeting de Paris, apenas dois dias a seguir ao de Lausana, e os maiores campeões presentes não se mostraram cansados, mesmo os que após os campeontos dos Estados Unidos vieram para a Europa para meetings mais lucrativos.

No meio de uma série de resultados de grande valia, acabou por ser uma holandesa a figura maior. Chama-se Sifan Hassan e o nome, como é evidente, mostra-se improvável para uma oriunda dos Países Baixos, só que ela é, na verdade, uma emigrada da Etiópia, em condições, aliás, muito difíceis. Hassan acabou por se mostrar a mais forte numa prova de 1500m lançada em elevado ritmo e na qual se previa o ataque da norte-americana Jennifer Simpson ao velho recorde nacional de Mary Decker (3m57,12s) fixado  em 1983.

De facto Simpson foi sempre forçando na frente, quando a "lebre" de serviço já tinha saído, e conseguiu uma clara vantagem sobre as outras principais concorrentes, entre as quais se incluiam a sueca Abeba Aregawi e a queniana Hellen Obiri. Só Sifan Hassan conseguiu aproximar-se da norte-americana e, atacando a 200m do fim, a holandesa passou para a frente, vindo a ganhar após dramática recta final com 3m57,00s, pulverizando o anterior recorde holandês, que este ano já tinha obtido com 3m59,38s, e fazendo de longe a melhor marca de 2014. Simpson foi, por seu lado, recompensada com um magnífico recorde pessoal de 3m57,22s, mas o máximo americano sobreviveu por um décimo.

Um dos atletas mais aguardados pelo público francês era Pascal Martinot-Lagarde, que dois dias antes tinha ganho em Lausana com 13,06s nos 110m barreiras, a melhor marca mundial do ano. Lagarde fez uma bela prova, bateu o seu máximo pessoal para 13,05s, mas nada pôde fazer face ao recordista jamaicano Hansle Parchment, que dominou a partir de metade da prova para se tornar o primeiro em 2014 abaixo de 13 segundos, com 12,95s, novo recorde ncional.

No salto em altura feminino, a croata Blanka Vlasic mantém o esforço de regresso ao melhor nível após mais de duas época estragadas por lesõs e operações. Passou 2 metros pela primeira vez este ano. Logo ao primeiro ensaio, a croata ganhou e mostrou que o caminho para cima ainda pode ser retomado, agora que já chegou aos 30 anos de idade.

Nos 5000m masculinos, apesar de as "lebres" não terem feito o trabalho como pedido, para 12m50s de tempo final, foi obtida a primeira marca de 2014 a menos de 13 minutos, por obra do vencedor, o queniano Edwin Soi (12m59,82s).

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar