Higuaín estancou veneno basco, Demba Ba ainda assustou Wenger

O argentino assinou o empate do Nápoles frente ao Bilbau (1-1). O senegalês do Besiktas não poupou os homens dos gunners, mas acabou tudo a zeros.

Foto
Higuaín marcou o golo do empate para o Nápoles CARLO HERMANN/AFP

No lançamento do encontro entre Nápoles e Athletic Bilbau, no play-off de acesso à Champions, o espanhol Rafael Benítez, técnico dos italianos, tinha avisado que Gonzalo Higuaín “não estava a 100%, mas que “até a 70%” seria importante. E assim foi. Depois de uma primeira parte em claro sub-rendimento, o avançado argentino, que devido à presença na final do Campeonato do Mundo, ainda acusa falta de ritmo, reivindicou para si os pergaminhos que todos esperam que exiba e garantiu um empate a uma bola que foi um mal menor para as aspirações dos italianos no que à participação na liga milionária diz respeito.

No Estádio San Paolo, a equipa da casa até entrou com vontade de resolver o jogo desde cedo, tendo estado perto de inaugurar o marcador por três vezes nos primeiros dez minutos, só que Hamsik e Insigne foram incapazes de endereçar a bola para o fundo das redes. O Athletic Bilbau aproveitou a deixa e, aos poucos, foi sacudindo a pressão napolitana e subindo de rendimento. Aos 28’, Laporte, na sequência de um pontapé de canto, esteve perto de marcar, mas o remate saiu ligeiramente ao lado. Aos 41’, não faltou pontaria a Muniain para concluir da melhor forma uma arrancada fulgurante de De Marcos pela direita – os bascos davam a provar o seu veneno.

Com o início da etapa complementar, chegou a parecer que a formação de Ernesto Valverde não tardaria a dilatar a vantagem (aos 49’, Aduriz andou perto de o fazer) só que, ao excelente reatamento dos forasteiros, os napolitanos souberam dar uma resposta categórica e pelo caminho (aos 68’) apareceu El Pipita, a fazer das suas: domínio de nota 10, perícia assinalável a desembaraçar-se da oposição e remate cruzado para o golo do empate. Até ao final, Callejon (70'), Mertens (83') e novamente Higuaín (85') quase operaram a reviravolta no marcador, mas já ninguém conseguiu desfazer o empate a uma bola.

Na Turquia, o Besiktas quase surpreendeu o Arsenal de Wenger logo nos primeiros segundos de jogo – o mérito, esse, seria todo de Demba Ba (o avançado senegalês que até chegou a ser dado como possível reforço dos gunners durante esta pré-temporada), que não fez mais do que aproveitar o pontapé de saída para testar os reflexos de Szczesny. Felizmente para os adeptos ingleses, o guardião estava atento e evitou o golo.

O mesmo Demba Ba voltou a cheirar o golo aos 9’ e aos 44’, enquanto, do lado contrário, Giroud recebeu a bola em boa posição, aos 10’, mas viu a tentativa de remate esbarrar em Franco. No segundo tempo, o elevado ritmo do primeiro período abrandou, tendo-se registado apenas duas claras ocasiões de golo, nenhuma delas devidamente aproveitada. Aos 54’, Sahan, do Besiktas, tirou Ramsey da frente e rematou com muito perigo (o tiro saiu ligeiramente ao lado) e, já em cima do apito final, Oxlade-Chamberlain, dos gunners, ainda fez com que a bola tirasse tinta ao poste da baliza defendida por Zengin, mas não desfez o nulo inicial.

Nos outros jogos desta terça-feira, o Steaua de Bucareste, da Roménia, bateu o Ludogorets, da Bulgária, onde actuam os portugueses Vitinha e Fábio Espinho (este último entrou no início do segundo tempo), pela margem mínima (1-0), o mesmo que o Salzburg, da Áustria, conseguiu fazer perante o Malmo, da Suécia (neste caso o triunfo foi por 2-1). Quanto à chuva de golos da noite, aconteceu na Dinamarca, onde o Bayer Leverkusen bateu o Copenhaga por 3-2, num encontro em que todos os cinco golos foram apontados durante a primeira parte (os alemães inauguraram o marcador aos 5’ e, aos 13’, já os dinamarqueses venciam por 2-1).

Liga dos Campeões

1.ª mão

Steaua (Rom)-Ludogorets (Bul) 1-0

Copenhaga (Din)-B. Leverkusen (Ale)     2-3

Besiktas (Tur)-Arsenal (Ing)         0-0

Salzburgo (Aus)-Malmo (Sue)    2-1

Nápoles (Ita)-Ath. Bilbau (Esp)   1-1

Os jogos da segunda mão disputam-se dia 27 de Agosto

Sugerir correcção
Comentar