A terceira maior transferência da história do futebol já está feita

Gonzalo Higuaín foi confirmado como jogador da Juventus por 90 milhões de euros.

Foto
Higuaín já não é jogador do Nápoles KARIM JAAFAR/AFP

A Juventus confirmou esta terça-feira a aquisição do avançado Gonzalo Higuaín ao Nápoles. A transferência deu-se por 90 milhões de euros, sendo a maior do defeso até ao momento, e a terceira da história.

"É um atacante total, possui características técnicas e físicas loucas e é, sobretudo, dotado na hora de procurar a finalização, possui um faro para o golo que poucos avançados têm no mundo", escreveu a pentacampeã italiana no seu site oficial.

O avançado de 28 anos chegou à Europa pelas mãos do Real Madrid, proveniente do River Plate da Argentina. Representou os "merengues" durante sete temporadas, tendo conquistado três Ligas espanholas, uma Taça do Rei e uma Supertaça, e desferido 121 remates certeiros.

Seguiu-se a primeira experiência em Itália, para representar o Nápoles, onde esteve por três anos e venceu uma Taça e uma Supertaça de Itália. Na temporada transacta ajudou os napolitanos a atingir o segundo lugar do campeonato, tendo sido o melhor marcador da Serie A, apontando 36 golos.

A transferência do internacional argentino para a equipa "bianconera" deu-se por 90 milhões de euros, valor apenas ultrapassado pelas contratações de Gareth Bale por parte do Real Madrid ao Tottenham (100 milhões) e de Cristiano Ronaldo, também por parte dos actuais campeões europeus, ao Manchester United (94 milhões de euros).

Diego Armando Maradona, antiga glória dos napolitanos, assume que não compreende a decisão do avançado, mas que a culpa também pertence à estrutura do clube.

"O Higuaín saiu do Nápoles por um valor tão grande por causa da cláusula no seu contrato e porque não tem nenhuma hipótese de voltar a fazer o que fez esta temporada. Mas não podemos culpá-lo apenas. Um jogador tem responsabilidades para consigo mesmo e são esses ‘gatos gordos’ dos negócios que mais ganham com isto. Ninguém pensa nos adeptos. Parece que hoje é mais importante ser um bom homem de negócios do que um bom presidente. Isto no meu tempo não acontecia".

No entanto, Maradona considera que o ponta-de-lança não esteve bem ao optar por representar o clube rival.

"A forma como ele sai é errada. Não vai ter em mais lado nenhum o tratamento que ele recebeu em Nápoles. Higuaín fez exames médicos no pior rival às escondidas e não gostei. Os napolitanos não merecem isto. Continuo a não compreender a decisão", confessou "El Pibe".

Depois de sete temporadas ao serviço do Real Madrid e três a vestir a camisola do Nápoles, Gonzalo Higuaín vai representar a pentacampeã italiana nas próximas cinco épocas. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar