Haverá um quinto jogo para encontrar o campeão de voleibol

O Benfica venceu a Fonte do Bastardo por 3-0, empurrando para o próximo sábado a decisão do título.

Foto

Com um triunfo categórico, o Benfica adiou para a quinta partida a decisão sobre o novo campeão nacional de voleibol. Os “encarnados” confirmaram a importância do factor casa nesta final do play-off e, tal como a Fonte do Bastardo tinha feito nos Açores, impuseram-se em Lisboa por 3-0 (25-17, 25-18, 25-18). O detentor do título 2014-15 será encontrado no sábado.

O equilíbrio tem sido a nota dominante nesta final, com ambas as equipas a capitalizarem o facto de jogarem em casa. Nesta quarta-feira, o Benfica estava obrigado a vencer para evitar que os açorianos (que partiram para este encontro em vantagem, por 2-1) celebrassem já o título nacional e o bicampeão português assumiu o protagonismo desde os primeiros pontos.

O serviço tem sido um dos trunfos da Fonte do Bastardo nesta temporada, mas no pavilhão da Luz os açorianos foram muito intermitentes neste capítulo. Lucas Gregoret teve uma noite desinspirada e Caíque Silva também não marcou a diferença, ao contrário do que aconteceu do lado contrário, onde André Lopes e Hugo Gaspar puxaram dos galões.

Os "encarnados" entraram a todo o gás, chegando a um parcial de 6-1, que lhes permitiu ir gerindo a vantagem ao longo do set. Com Gaspar em grande plano no ataque e Zelão eficaz no centro da rede, o Benfica ampliou para 18-11 e fechou o primeiro parcial com 25-17.

A Fonte do Bastardo precisava de responder e reentrou melhor no jogo, chegando a 3-5. Mas a reacção dos anfitriões voltou a ser demolidora. Com 61% de eficácia nos remates (contra 41% do adversário), o Benfica foi recuperando, passou para a frente a 8-7 e não mais deixou o comando do marcador, fechando o set com 25-18.

E se o ataque marcou a diferença no segundo parcial, no terceiro veio ao de cima o poderio do bloco dos "encarnados" (36% de eficácia contra 12% dos açorianos). O equilíbrio no marcador resistiu até ao 6-6, com os anfitriões a descolarem depois para 10-6, 16-11, 20-14 e, finalmente, 25-18.

Este triunfo, que iguala o 3-0 registado na Luz no segundo jogo da final, empata a eliminatória (a Fonte do Bastardo venceu na ilha Terceira por 3-0 e 3-1) e adia a decisão do campeão para a finalíssima, no sábado, nos Açores (19h).

"Estávamos com a corda no pescoço e tínhamos de assumir isso. Conseguimos aliar a vitória a uma grande exibição e temos de manter este nível para a decisão final", sintetizou José Jardim, treinador das "águias", à Benfica TV.

Menos satisfeito estava Alexandre Afonso, técnico da Fonte de Bastardo: "Só esteve uma equipa em campo. Estivemos muito ausentes do jogo. Só esporadicamente conseguimos fazer algumas acções positivas. O Benfica esteve muito regular e não conseguimos fazer grande oposição ao adversário".

 

 

 

 

 


Sugerir correcção
Comentar