Gana envolvido em escândalo de resultados combinados

Federação ganesa terá concordado em participar em jogos amigáveis com resultados combinados, revela uma investigação de um jornal britânico.

Foto
Marcelo Del Pozo / Reuters

A Federação Ganesa de Futebol (FGF) foi implicada numa investigação jornalística que expõe os esquemas de combinação de resultados em jogos internacionais. O organismo rejeita as acusações e anunciou que vai pedir uma investigação.

Um jornalista do Daily Telegraph e um antigo investigador da FIFA fizeram-se passar por representantes de uma empresa que estaria disposta a comprar os direitos de transmissão de jogos amigáveis da selecção ganesa. A federação foi abordada e chegou mesmo a ser redigido um contrato que explicitava as condições em que seriam escolhidos os árbitros dos encontros.

Um agente local credenciado pela FIFA e um responsável da federação ganesa predispuseram-se a indicar árbitros que poderiam ser corrompidos, de acordo com a investigação do Telegraph e do Channel 4, que durou seis meses.

O presidente da FGF, Kwesi Nyantakyi, terá alegadamente concordado quanto à participação da selecção africana nos jogos combinados, em troca de um pagamento de cerca de 170 mil dólares (125 mil euros) por cada partida.

A federação acusou a investigação de revelar “meias verdades” e colocou uma queixa nas autoridades policiais para investigar duas pessoas por “representação indevida da FGF”.

“Não concordei com qualquer negócio de resultados combinados envolvendo a FGF”, afirmou à BBC o presidente do organismo, a partir de Maceió, onde o Gana está concentrado durante o Mundial. “Foi-me dada uma proposta contratual e eu fiz saber ao agente deles que não a tinha lido e que tinha algumas dúvidas e por isso é prematuro afirmar que alguém da FGF tenha feito algo de ilegal”, acrescentou Nyantakyi.

O dirigente afirmou também que pretende interpor um processo contra o Daily Telegraph e o Channel 4.

A FIFA confirmou que foi contactada pela federação ganesa sobre o assunto e explicou à Reuters que “a Divisão de Segurança está a avaliar a matéria”. “É importante sublinhar que não temos indicação de que a integridade do Campeonato do Mundo esteja comprometida”, acrescentou um porta-voz da FIFA.

A selecção do Gana é o próximo adversário de Portugal no Campeonato do Mundo, num jogo que será disputado na próxima quinta-feira em Brasília.

Sugerir correcção
Comentar